Peneireiro vulgar: características, habitat, canto, alimentação e reprodução
Peneireiro vulgar (Falco tinnunculus) é uma ave falconiforme da família dos falconídeos conhecido como francelho e peneireiro de dorso malhado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, esta é uma ave pequeno porte, ele possui somente 32 a 38 cm de comprimento, com uma envergadura de aproximadamente 68 a 78 cm.
As fêmeas apresentam um tamanho maior que os machos, pesando estes entre 140 e 250 g, enquanto as fêmeas pesam entre 160 a 310 g.
Características do peneireiro vulgar
O peneireiro vulgar possui dimorfismo sexual entre os sexos, macho adulto apresenta cabeça cinza, dorso marrom castanho com pequenas manchas pretas, ventre creme com estrias negras, e dorso da cauda cinza azulado com uma barra terminal escura e larga.
Já a fêmea possui uma coloração mais parda em todo o corpo, com as manchas da zona abdominal em posição longitudinal e a cauda possui as manchas na transversal.
Com relação o jovem é similar a fêmea, possuindo estrias mais largas no ventre, além de cera e tarsos de amarelo mais pálido.
Tanto a fêmea como o macho demonstram na sua cabeça um pequeno “tufo de penas” escuras.
Os jovens apresentam-se semelhantes às suas progenitoras, adquirindo a sua plumagem definitiva aos 2 ou 3 anos de vida.
Reprodução do peneireiro vulgar
O peneireiro vulgar nidifica geralmente em ninhos velhos de corvídeos, nas árvores, cavidades rochosas ou mesmo em edifícios.
A postura de 4 ou 5 ovos é incubada pela fêmea durante cerca de 28 dias.
As crias são alimentadas por ambos os progenitores, estando prontas a voar após 28 dias
Alimentação
O peneireiro vulgar alimenta-se de pequenos roedores, aves, répteis, anfíbios e também insetos que apanha lançando-se sobre a presa, através de um voo de localização ou de poiso.
Canto do peneireiro vulgar
Fotos do peneireiro vulgar
Hábitos
Além disso, esta espécie de ave possui longas asas pontiagudas permitem-lhe um voo possante, rápido e ágil, a sua cauda é longa e as asas arqueadas em forma de foice.
O peneireiro se dapta bem a ambientes alterados pelo homem, especialmente terras de cultura, mas diminui em regiões onde houver uma expansão da agricultura mecanizada.