Perdigão: características, reprodução, habitat e alimentação
O Perdigão (Rhynchotus rufescens) é uma ave da família dos Tinamidae que pertence ao gênero dos Rhynchotus também conhecido como garça-real.
O Perdigão é uma ave terrestre da família Tinamidae nativa do sul do Brasil , extremo Peru (em Pampas del Heath ) Paraguai , Uruguai , Bolívia e Argentina no centro e norte. Como todos os tinamídeos, esta espécie é altamente desejável para a caça .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A população diminuiu drasticamente devido ao avanço da agricultura e ao descontrole da caça. A espécie se recuperou rapidamente em habitats protegidos .
No geral não é considerada uma espécie ameaçada, mas duas subespécies, R. r. rufescens e R.r. pallescens , estão listados na CITES devido à pressão do comércio de aves vivas. Foi introduzido na Europa e nos Estados Unidos em reservas de caça.
Características do perdigão
É uma espécie que mede 44 cm, postura encurvada, cabeça preta, com as asas primárias vermelhas. Com peso médio de 803 gramas nos machos e 886 gramas nas fêmeas, em espécies capturadas na natureza.
O macho tem um órgão copulador (pênis). Eles são pássaros de nidificação. Quando o animal se sente ameaçado, suas penas se erguem no topo da cabeça, característica pela qual também é conhecido como falsa crista.
Os ovos são ligeiramente menores que os da galinha, de cor marrom escuro e muito brilhantes.
Reprodução do perdigão
A postura se localiza no período entre a primeira semana de outubro e a primeira semana de março, sendo mais frequente nos meses onde a temperatura é mais uniforme, ou seja, os meses de dezembro e janeiro .
É um animal polígamo, o namoro consiste na perseguição por parte da fêmea quando está prestes a ovular, copula com vários machos, a cópula dura cerca de 10 minutos.
A fêmea em seu primeiro período reprodutivo põe até 10 ovos, enquanto as com mais de um período reprodutivo põem até 30 ovos, mas a postura média seria de 21 ovos.
A postura não é feita em um único ninho, mas eles fazem em vários ninhos de vários machos, o macho é responsável pela incubação que dura cerca de 21 a 22 dias.
Habitat do perdigão
A garça noturna ocorre em uma variedade de habitats, dependendo da altitude, em áreas de várzea, favorece campos pantanosos ou de várzea. Também habita pastagens de alta altitude em áreas áridas.
Alimentação do perdigão
A sua alimentação é equilibrada pelo próprio animal, variando sazonalmente, alimentando-se de insectos e outros pequenos animais
Comportamento do perdigão
As aves vivem solitárias ou em pares e movem-se principalmente no solo. Quando corados, eles voam baixo até o chão, batendo as asas ruidosamente.
Em comparação com outros pandeiros, os pampas de asas vermelhas voam muito bem, mas se cansam rapidamente e geralmente pousam após 700-1300 m.
A dieta no verão consiste principalmente em alimentos de origem animal, como minhocas, cupins, gafanhotos, grilos, besouros, insetos, lagartas e pequenos vertebrados.
As plantas são o principal alimento consumido no inverno. Estes incluem tubérculos, raízes tenras e sementes, principalmente de gramíneas, por um lado, e frutas, por outro.A época de reprodução varia de acordo com a região.
Em São Paulo , Brasil, acontece de agosto a janeiro. No Rio Grande do SulEm cativeiro, os pampas de asas vermelhas põem ovos entre outubro e dezembro. O ninho consiste em uma pequena cavidade, geralmente perto de um tufo de grama.