Aves

Perdiz-cinzenta: características, reprodução, habitat, alimentação e canto

Por Alan Costa, em 06/01/2023
habitat do perdiz-cinzenta

Perdiz-cinzenta ( Perdix perdix ) é uma espécie de ave galiforme da família Phasianidae nativa da Europa e da Ásia Ocidental e Central .

A perdiz cinzenta mede 28 a 30 cm de comprimento. É um pouco menor que seu parente mais comum na Espanha , a perdiz vermelha .

Vive nas pastagens e cerrados de grande parte da Europa e da Ásia , exceto nas partes mais setentrionais da Escandinávia e no restante das regiões polares.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

perdiz-cinzenta
perdiz-cinzenta

Ao contrário de outras espécies de faisões, a perdiz cinzenta é uma ave monogâmica , com o macho e a fêmea acasalando no início da primavera e passando o resto do ano com seu próprio grupo familiar.

Características do perdiz-cinzenta

caracteristicas do perdiz-cinzenta
caracteristicas do perdiz-cinzenta

O campo cinza tem 28-30 cm de comprimento. É um pouco menor que seu parente mais comum na Espanha, a perdiz vermelha. Sua plumagem é principalmente marrom-acinzentada.

Seu rosto é marrom-alaranjado, assim como as laterais de sua cauda. Suas partes superiores são marrom claro. Listras marrons são visíveis quando suas asas estão dobradas.

Sua parte inferior é acinzentada, com uma grande mancha marrom-escura na parte superior do ventre. Seu bico é pequeno e marrom fosco. Tem pernas cinza.

Os indivíduos jovens têm cabeça e pescoço castanho-acinzentados, com uma faixa castanho-amarelada a meio das penas, as penas da cabeça são mais escuras e o fundo é enegrecido; Laterais marrom-acinzentadas com faixas centrais douradas mais largas, ausência de tons dourados na cabeça e pescoço e mancha em ferradura.

Habitat do campo cinza

habitat do perdiz-cinzenta
habitat do perdiz-cinzenta

Vive nas pastagens e cerrados de grande parte da Europa e da Ásia , exceto nas partes mais setentrionais da Escandinávia e no restante das regiões polares, e nas partes mais secas do Mediterrâneo , estendendo-se da Europa Ocidental até o sopé do maciço de Altai .

Em Espanha encontra-se nos Pirenéus , nas zonas montanhosas do interior da Galiza , Astúrias e Cantábria , bem como em algumas zonas do norte de Castela e Leão .

Vive em pastagens, prados ou campos cultivados adjacentes a áreas de matagal ou florestas em regiões temperadas.

Reproduçao do campo cinza

reproducao do perdiz-cinzenta
reproducao do perdiz-cinzenta

Ao contrário de outras espécies de faisões, a perdiz cinzenta é uma ave monogâmica , com o macho e a fêmea acasalando no início da primavera e passando o resto do ano com seu próprio grupo familiar.

No mês de fevereiro os casais já estão formados e a nidificação ocorre entre os meses de março e maio, com a consequente postura, geralmente constituída por 12-16 ovos verde-oliva ou amarelados.

O ninho é uma espécie de tigela no chão que fica escondida sob a grama alta. Logo após a eclosão, os filhotes já são capazes de seguir seus pais que os ensinarão a procurar comida, basicamente insetos durante os primeiros meses de vida.

Alimentação do campo cinza

O Perdiz-cinzenta alimentam-se maioritariamente de sementes e rebentos, mas a componente animal (pequenos invertebrados)

Canto do campo cinza

canto do perdiz-cinzenta
canto do perdiz-cinzenta

A chamada territorial do macho é expressa em um rangido “kirreck” ou “kerrrick” . Esse chamado, que varia ligeiramente de pessoa para pessoa, às vezes é comparado ao ranger de uma dobradiça enferrujada.

De uma distância maior, no entanto, soa mais suave e melódico. A chamada territorial pode ser ouvida principalmente no final do inverno e na primavera. Os galos cantam principalmente de manhã e à noite e ainda podem ser ouvidos após o anoitecer.

Um “kerr-ititit” agudo , “gijig gig …” ou sequências de chamadas semelhantes podem ser ouvidas de perdizes voando. O seu gradual abrandamento é característico. Pintinhos abandonados emitem um guincho lamentável que aumenta e fica mais alto.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/01/Canto-do-campo-cinza-.mp3?_=1
Sair da versão mobile