Perdiz-de-cabeça-carmim: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Perdiz-de-cabeça-carmim (Haematortyx sanguiniceps) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Haematortyx.
Descrita pelo ornitólogo britânico Richard Bowdler Sharpe em 1879, é a única espécie do gênero Haematortyx . É endêmico de Bornéu , onde habita florestas de baixa altitude nas partes norte e central da ilha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do perdiz-de-cabeça-carmim
A perdiz-de-cabeça-carmim atinge um comprimento corporal de 25 centímetros e pesa em média 330 gramas. O dimorfismo sexual não é particularmente pronunciado. Os machos têm cabeça, pescoço e peito vermelhos brilhantes.
O resto da plumagem é preta fuliginosa, apenas a extremidade da cobertura infracaudal também é vermelha. As fêmeas são mais opacas e geralmente mais marrons. A distribuição de cores é semelhante à do homem.
O bico é amarelado ou branco-amarelado ou, nas fêmeas, cor de chifre acastanhado. A íris é marrom. As pernas são cinzentas. Os machos têm até três esporas em cada uma das pernas.
Habitat do perdiz-de-cabeça-carmim
O perdiz-de-cabeça-carmim ocorre apenas nas montanhas do norte de Bornéu. A espécie é considerada potencialmente ameaçada devido à perda de habitat. No entanto, ainda é comum em habitats adequados.
Habita principalmente as florestas no sopé das montanhas. Geralmente é encontrado em altitudes entre 1.000 e 1.500 metros.
Reprodução do perdiz-de-cabeça-carmim
A nidificação ocorre em florestas de kerangas , sendo os ninhos de folhas secas construídos em tufos de grama ou líquen .
A postura de ovos foi relatada a partir de meados de janeiro, com machos reprodutores relatados em março e filhotes em abril. As ninhadas têm de 8 a 9 ovos marrom-claros com listras marrom-amareladas escuras. A incubação leva de 18 a 19 dias em cativeiro.
Alimentação do perdiz-de-cabeça-carmim
Alimenta-se de bagas, insetos e pequenos crustáceos , forrageando-os no solo da floresta e na vegetação rasteira.
Canto do perdiz-de-cabeça-carmim
O canto do perdiz-de-cabeça-carmim é um chamado áspero, alto e repetido, traduzido como KRO-krang , kong-krrang ou whu-kweng .
Freqüentemente, é administrado alternadamente por duas pessoas. Um rangido, cacarejo kak-kak-kak, ok-ak-ok, krak-krak ou whu-keng-keng-keng-kok-kok também é feito quando animado.