Perdiz-ferrugínea ( Caloperdix oculeus ) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Caloperdix.
Três subespécies são distinguidas para esta espécie. A espécie é semelhante às perdizes florestais , mas carece, entre outras coisas, da mancha sem penas atrás dos olhos característica deste gênero e possui esporas poderosas nas patas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do perdiz-ferrugínea
O perdiz-ferrugínea atinge um comprimento de corpo de 23 a 27 centímetros. Pesa cerca de 230 gramas e não apresenta dimorfismo sexual .
A cabeça, pescoço, peito e flancos são de um forte marrom avermelhado, a garganta e os lados da cabeça são um pouco mais pálidos.
O centro do abdômen é iluminado, as laterais do peito e a pelagem são pretas, com as penas individuais debruadas em branco.
Existem manchas escuras nos flancos posteriores e listras transversais escuras nas coberturas infracaudais. As asas são marrom-oliva e cada pena individual tem uma mancha arredondada em forma de lágrima.
Habitat do perdiz-ferrugínea
O habitat do perdiz-ferrugínea são florestas tropicais perenes e semi-perenes, pântanos, florestas secas de colinas e florestas secundárias com cobertura de bambu. Ocorre desde planícies até altitudes de 1200 metros.
Em grande parte da sua distribuição, desapareceu nas terras baixas. Agora é uma ave galinha extremamente rara na Tailândia. Nas terras baixas da Malásia, a sua área de distribuição é altamente fragmentada. Em Sumatra, as florestas secundárias representam agora o seu habitat mais importante.
Distribuição geográfica
A área de distribuição da codorna-de-olho estende-se do extremo sul de Mianmar ao sul da península da Tailândia e através da Península Malaia até Sumatra e Bornéu.
Reprodução do perdiz-ferrugínea
Muito pouco se sabe sobre o seu comportamento reprodutivo; o tamanho da ninhada é de 8 a 10 ovos brancos puros colocados em um ninho em forma de cúpula.
Alimentação do perdiz-ferrugínea
A dieta do perdiz-ferrugínea consiste em frutas vermelhas, sementes, gramíneas e besouros.
Estado de conservação
Acredita-se que a perdiz ferruginosa esteja em declínio em toda a sua área de distribuição devido à perda de habitat e, portanto, foi avaliada como quase ameaçada de extinção .