Perdiz-malgaxe (Margaroperdix madagascarensis) é uma especie de ave da familia dos Phasianidae que pertence ao gênero Margaroperdix.
Esta perdiz era muito difundida em Madagáscar, mas sofreu um declínio considerável nos últimos anos, a ponto de se tornar rara em alguns locais. A caça e a captura são as principais causas. O seu habitat foi degradado, mas parece ter-se adaptado a habitats antropogénicos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do perdiz-malgaxe
O perdiz-malgaxe atinge um comprimento corporal de 24 a 28 centímetros, sendo o macho geralmente maior que a fêmea, o peso de ambos os sexos gira em torno de 220 gramas.
No homem adulto, a testa e a placa cefálica são marrom-escuras com manchas pretas individuais, uma fina linha branca percorre o meio do topo da cabeça, o queixo e a garganta são pretos, as manchas nas orelhas, as laterais do pescoço e o peito são cinza.
O centro do peito é castanho avermelhado, a parte inferior do peito e o ventre são pretos com manchas brancas proeminentes em cada pena, os flancos e a garupa são marrom-avermelhados com listras longitudinais brancas.
O pescoço e o manto são marrom-avermelhados escuros, as coberturas superiores da cauda são marrom-escuras opacas, a fêmea, por outro lado, tem plumagem acastanhada imperceptível.
Habitat do perdiz-malgaxe
Seu habitat são habitats arbustivos e gramados. Isso varia de campos secos a clareiras florestais. A faixa de altitude se estende desde o nível do mar até altitudes de 2.700 metros.
Distribuição geográfica
O perdiz-malgaxe só ocorre naturalmente em Madagascar. Está faltando no extremo sul desta ilha. Foi introduzido na Reunião e nas Maurícias . Agora é uma ave comum na Reunião, embora seja rara nas Maurícias.
Reprodução do perdiz-malgaxe
Reproduz-se no planalto de Madagascar de março a junho. O ninho é um simples buraco no chão, escondido sob touceiras de grama ou arbustos.
Para codornas mantidas sob cuidados humanos, o tamanho da ninhada é de oito a 15 ovos. A época de reprodução é de 18 a 19 dias.
Alimentação do perdiz-malgaxe
O perdiz-malgaxe alimenta-se caminhando lentamente em busca de sementes, frutos e insetos.
Canto do perdiz-malgaxe
Este pássaro é notavelmente silencioso para uma perdiz. Seu chamado, uma nota monossilábica repetida diversas vezes, é audível à distância.