Perdiz-moura (Alectoris barbara) é uma especie de ave da família dos Phasianidae que pertence ao gênero dos Ploceu.
Os principais problemas que afectam esta espécie são: a elevada pressão de caça exercida sobre as suas populações, a predação por mamíferos introduzidos , e o envenenamento por substâncias utilizadas no combate a pragas nas culturas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do perdiz-moura
O perdiz-moura é uma ave rotunda, com dorso castanho-acinzentado, peito cinzento e ventre amarelo-claro. O rosto é cinza claro com um amplo gorgulho marrom-avermelhado.
Possui flancos brancos com listras ruivas e pernas vermelhas. Quando perturbado, prefere correr a voar, mas se necessário voa uma curta distância com asas arredondadas.
Está intimamente relacionado com o seu equivalente da Europa Ocidental, a perdiz-de-patas-vermelhas . É semelhante à perdiz de patas vermelhas, mas tem um padrão diferente de cabeça e pescoço.
Habitat do perdiz-moura
O perdiz-moura tem a sua principal distribuição nativa no Norte de África , sendo também nativa de Gibraltar e das Ilhas Canárias ( Alectoris barbara ssp. koenigi ).
Foi introduzida em Portugal continental e na Madeira , embora não existam registos recentes desta espécie nestas últimas ilhas. Também está presente na Sardenha .
A espécie é muito adaptativa. Junto com as terras cultivadas, vive nas estepes cobertas de serralha , nas florestas de eucalipto , bem como nas montanhas até a linha da neve.
Reprodução do perdiz-moura
Esta ave de 33–36 cm é uma criadora residente em regiões secas, abertas e muitas vezes montanhosas. Nidifica em um solo escassamente forrado, colocando de 10 a 16 ovos .
Alguns casos de reprodução em árvores em ninhos vazios da pega africana Pica mauretanica foram documentados na Tunísia, provavelmente para escapar da forte predação no solo.
Alimentação do perdiz-moura
O perdiz-mouraconsome uma grande variedade de sementes e alguns alimentos para insetos . Geralmente começa a se alimentar e beber ao amanhecer.
Canto do perdiz-moura
O perdiz-moura é mais notável por seus cantos, que podem ser ouvidos por quilômetros em condições favoráveis. É um chamado tschruih penetrante e estridente que aumenta de tom.
Um kraik ou krelik duro e áspero também pode ser ouvido no tetraz. O tetraz assume uma postura de exibição muito elevada enquanto chama. As chamadas soam com cinco segundos de intervalo. Ocasionalmente, duas perdizes rochosas vizinhas cantam alternadamente.