Periquitão: espécies, características, reprodução, alimentação e hábitat
O periquitão (Psittacara leucophthalmus) é uma ave da família Psittacidae também conhecido por periquitão-maracanã e aratinga-de-bando.
Além disso, esta espécie é de tamanho médio, com a cauda longa e graduada, o corpo é verde com uma quantidade de pontos vermelhos variáveis, na cabeça, pescoço e ombros.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O periquitão possui a pele nua e branca ao redor dos olhos e o bico bege, e geralmente é encontrado em grupos barulhentos em uma variedade de habitats que inclui florestas, cerrado, manguezais e áreas urbanas.
Subespécies
O periquitão possui três subespécies reconhecidas:
– Aratinga leucophthalmus leucophthalmus: encontrado da Venezuela, Guianas, Brasil, na Bolívia, no Paraguai, norte da Argentina até o Uruguai;
– Aratinga leucophthalmus callogenys: encontrado no sudeste da Colômbia até o leste do Equador, noroeste do Peru e no extremo norte do Brasil ao sul do Rio Amazonas;
– Aratinga leucophthalmus nicefori: conhecido apenas um único exemplar tipo, capturado em Guaicaramo, na fronteira entre Cundinamarca–Meta na região central da Colômbia.
Características do periquitão
O periquitão possui a cabeça com forma oval e a sua coloração geral verde com os lados da cabeça e pescoço com algumas penas vermelhas.
No entanto, apenas as coberteiras inferiores pequenas da asa são vermelhas, sendo as grandes inferiores amarelas, chamando muito a atenção em voo, região perioftálmica nua e branca, íris laranja, bico cor de chifre clara, pés acinzentados.
Tamanho médio desta ave é de 30 á 32 centímetros, e o peso varia entre 140 e 171 gramas, nos jovens as penas vermelhas da cabeça e sob as asas são ausentes, sendo de cor verde.
Reprodução do periquitão
Os casais nidificam isolados em tocas de madeira, buriti, muros de pedra e também sob os telhados de construções humanas, o que ajuda muito na ocupação de espaços urbanos.
Permanecem discretos ao nidificar nas habitações, chegando e saindo do ninho silenciosamente e esperando nas árvores até que possam voar para o ninho sem serem notados.
Como a maioria dos papagaios, eles não coletam materiais de construção do ninho, em vez disso, colocam e incubam os ovos diretamente no chão do local do ninho.
Quando se aninham dentro das casas, tendem a roer os fios e causar curtos-circuitos.
Habitat
O periquitão habita florestas úmidas, semi-úmidas, pântanos, florestas de galeria e palmares de buriti nas planícies, até 2500 metros.
Hábitos
Não é encontrado em regiões de rios escuros e geralmente é encontrado nas terras baixas. Voa em bandos de 5 a 40 indivíduos.
Eles dormem juntos em lugares diferentes, é muito comum em áreas urbanas como o Rio de Janeiro, onde voam em grandes bandos fora da época de reprodução.
Alimentação
O periquitão se alimenta principalmente de frutos e sementes.
Distribuição geográfica
Esta espécie é encontrada em quase todo o Brasil, sendo encontrado desde em florestas até cidades.
É uma ave que pode se adaptar a ambientes modificados pelo homem e, em alguns lugares, pode ser considerada uma espécie sinantrópica.
Ocorre a leste dos Andes, estende-se até a costa e da Colômbia e Venezuela ao norte da Argentina e Uruguai, incluindo parte da Amazônia.