Periquito catarina (Bolborhynchus lineola) é um pequeno papagaio da família psitacídeos, também conhecido como periquito lineolado , periquito catherine ou periquito barrado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave é encontrado em florestas montanhosas do sul do México ao Panamá, nos Andes do oeste da Venezuela ao sul do Peru e Bolívia, nas montanhas de Santa Marta na Colômbia e na Cordilheira Costeira Venezuelana.
Sua plumagem é predominantemente verde com várias listras ou barras pretas e verde-escuras, e possui o bico cor de chifre claro.
As listras escuras são pronunciadas de forma diferente entre as duas subespécies, vários mutantes de cores estão disponíveis em aves.
Além disso, a espécie vem ganhando admiradores, uma vez que muitos criadores estão começando a ficar interessados nela com a finalidade de fixar mutações de cores, especialmente a que não são encontradas na natureza, que é o verde.
Características do periquito catarina
O periquito catarina tem cerca de 16 cm de comprimento e pesa cerca de 42 a 52 gramas, ele é principalmente verde e tem listras pretas sobre suas partes superiores, exceto no topo da cabeça.
Além disso, as suas partes inferiores são verde-oliva com listras verdes muito escuras nas laterais, o ombro de suas asas é preto, há um pouco de azul na parte inferior de suas asas e sua cauda é verde escura.
As íris são marrom-escuras e o bico é cor de chifre, suas pernas são rosa, os juvenis têm estrias escuras menos pronunciadas que escurecem com a idade, os machos e fêmeas geralmente têm uma aparência física semelhante, mas às vezes os machos podem ter listras pretas mais pronunciadas do que as fêmeas.
No entanto, geralmente não há marcas discerníveis para distinguir o sexo, e a determinação do sexo deve ser feita cirurgicamente ou por meio de exames de sangue.
Reprodução do periquito catarina
Geralmente há de dois a quatro ovos em uma ninhada, que eclodem após cerca de 18 a 21 dias de incubação, e os filhotes deixam o ninho cerca de cinco semanas após a eclosão.
Alimentação
O periquito catarina se alimenta de frutas, sementes secas e germinadas e larvas de insetos.
Habitat
Seu habitat são as florestas e montanhas até uma altitude de cerca de 3.300 m acima do nível do mar, eles passam parte do tempo no chão, mas dormem no alto das árvores, eles são tolerantes ao frio e foram vistos tomando banho de neve.
Fotos do periquito catarina
Canto do periquito catarina
Distribuição geografica
O periquito catarina pode ser encontrados em estado selvagem no México, América Central e na América do Sul.