Periquito-da-caatinga: espécies, características, reprodução, alimentação, canto e hábitos
Periquito-da-caatinga ( Eupsittula cactorum) é uma espécie de periquito da família dos Psittacidae, também conhecido popularmente como curiquinha, periquitinha, jandaia, gangarra, griguilim, guinquirra, grengueu, papagainho e periquitão.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de periquito é da ordem dos Psittaciformes, é encontrada nas regiões do Cerrado e Caatinga.
Devido ao ambiente em que vivem os periquitos da Caatinga, sua dieta consiste principalmente de vegetação de sequeiro das regiões da Caatinga.
Esses periquitos são frequentemente vendidos como animais de estimação em mercados ou traficados ilegalmente em todos os países e regiões.
Subespécies
O periquito-da-caatinga possui duas subespécies reconhecidas:
– Eupsittula cactorum caixana: é encontrado no nordeste do Brasil, do leste do Maranhão até o oeste do Rio Grande do Norte, oeste de Pernambuco e noroeste da Bahia. Mais pálido que a subespécie nominal;
– Eupsittula cactorum cactorum: é encontrado na porção central do Brasil, na região do Rio São Francisco, na Bahia e região adjacente de Minas Gerais.
Características do periquito-da-caatinga
O periquito-da-caatinga mede cerca de 25 cm e pesa 120 gramas, tem como principais características corpo e cabeça verde acastanhado, pescoço verde oliva, asas verdes com pontas azul, peito laranja.
Já o ventre amarelo, ao redor dos olhos há um contorno colorido branco, o bico é fosco cinza.
Além disso, os pés são rosa-acinzentados, a íris é marrom-escura, há uma faixa redonda laranja ao redor do olho que diminui quando emite um som.
Reprodução do periquito-da-caatinga
Periquitos-da-caatinga são aves monogâmicas, ou seja, têm um único companheiro durante toda a vida, eles costumam criar tocas e construir seus ninhos em cupinzeiros ativos, e os insetos não incomodam o casal ou a prole.
Além disso, a entrada é bem discreta, o que contribui para sua segurança, a postura tem diâmetro de 25 cm e a ração é composta por materiais secos que absorvem as fezes dos pintos, como madeira triturada e capim seco, e põem em média de 5 a 9 ovos, que são incubados por cerca de 25 a 26 dias.
Alimentação
A dieta preferencial desta espécie é o milho verde de plantações nativas, com bico adequado, essa ave arranca a palha da espiga de milho que ainda está no talo e come parcialmente os grãos de milho verde.
Este é o alimento preferido para criar seus filhos, e por causa desse hábito, a ave é muito perseguida por caçadores, que são abatidos sob a alegação de que estão prejudicando a plantação de milho.
Hábitos
Costuma voar em bandos de 6 a 8 indivíduos, sempre emite um som krik-krik-krik-krik, e possui vários hábitos de papagaio como, vê o chão em busca de sementes e para beber.
Eles usam poças de água para tomar banho e beber com o resto do rebanho, eles gostam de acariciar um ao outro para mostrar amizade, no estado domesticado, pode aprender muitos truques.
Habitat
O periquito-da-caatinga habita principalmente a região do Nordeste brasileiro, mas também podem viver em áreas como Minas Gerais e até Goiás.
Fotos do periquito-da-caatinga
Canto do periquito-da-caatinga
Distribuição geografica
O periquito-da-caatinga é encontrado no cerrado e nas caatingas do Nordeste brasileiro.