O periquito-de-bico-fino (Enicognathus leptorhynchus) é uma espécie de papagaio da subfamília Arinae da família Psittacidae.
Além disso, estes papagaios africanos e do Novo Mundo, eles são endêmicos do Chile, onde é conhecida pelo nome comum local choroy.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O periquito-de-bico-fino é encontrado em terras agrícolas com trechos de floresta, sebes e árvores altas espalhadas; menos ave da floresta do que o periquito-austral menor e mais maçante, embora as duas espécies raramente se misturem.
Características do periquito-de-bico-fino
O periquito-de-bico-fino é uma espécie de papagaio que tem cerca de 40 cm de comprimento, e os sexos são iguais, quando adultos eles possui uma testa vermelha e lores em um rosto verde-amarelo.
Além disso, as suas partes superiores são verde fosco, e suas partes inferiores são verde-amareladas com uma mancha avermelhada na barriga.
A cauda também é avermelhada; suas asas são principalmente verdes com primárias verdes azuladas, os imaturos são semelhantes aos adultos, mas são de um verde mais escuro e têm a pele esbranquiçada ao redor dos olhos.
O periquito-de-bico-fino como o proprio nome ja diz ele tem um bico curvo, fino e único.
Reprodução do periquito-de-bico-fino
Esta espécie se reproduz entre novembro e fevereiro e geralmente nidifica em cavidades de árvores e é conhecido por adicionar galhos para levantar o chão de cavidades profundas.
O periquito-de-bico-fino voam com vários pares se aninham na mesma árvore, ele também ocasionalmente usa fendas nas rochas e foi registrado fazendo um ninho de galho em bambu.
Além disso, o período de incubação é de cerca de 26 a 28 dias e a emplumação ocorre cerca de 42 a 45 dias após a eclosão.
Hábitos
Esta espécie se alimenta em árvores e no solo, geralmente em bandos ruidosos de 100, até mesmo 1000; tende a ser cauteloso e frequentemente voa alto
Habitat
O habitat do periquito-de-bico-fino é principalmente as florestas de faias do sul e pinheiros chilenos, ele também vive em áreas semiabertas próximas, fazendas e áreas cultivadas, todas elas geralmente no inverno.
Alimentação
A dieta dos periquitos-de-bico-fino é durante todo o ano inclui sementes de capim e cardo, brotos e bagas.
No outono, as sementes de araucária são uma parte importante; parece que seu bico incomum é adaptado para se alimentar deles.
As sementes de Nothofagus também são importantes em outras épocas do ano, é uma grave praga agrícola na ilha de Chiloé.
Canto do periquito-de-bico-fino
O canto do periquito-de-bico-fino mais comum é uma nota nasal áspera, tipicamente repetida em longas séries, por exemplo, grrreh-grrreh-grrreh…
Além disso, ele também faz guinchos ligeiramente mais melodiosos e agudos, kreeh! ou kerreh!.
Fotos do periquito-de-bico-fino
Distribuição geografica
O Periquito-de-bico-fino é endêmico da região central do Chile, entre a área metropolitana de Santiago e a região de Los Lagos; também ocorre na região de Aysén, mas raramente, e foi registrado como vagabundo na Argentina.