O periquito-de-cabeça-preta (Aratinga nenday) é uma espécie de periquito pertence a família Psittacidae, também conhecido como príncipe-negro.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie não considerado ameaçado , porém a sua comercialização até os anos 1990, somada à destruição de seu habitat, afetou suas populações.
Os periquitos-de-cabeça-preta são muito abundantes e são exportados legalmente aos milhares pela Argentina.
Características do periquito-de-cabeça-preta
O periquito-de-cabeça-preta mede cerca de 30 cm, ele é reconhecível pelo capuz preto cobrindo o rosto e a coroa, seguido por uma borda avermelhada ou marrom, bico preto, faixa peitoral azul e coxas vermelhas.
Em voo, asas abaixo com pontas escuras como a cauda, os juvenis têm menos azul no peito, laranja nas coxas e nenhum vermelho atrás do capuz.
Reprodução do periquito-de-cabeça-preta
Os periquitos-de-cabeça-preta costumam usar buracos em palmeiras e árvores como ninho e as fêmeas botam três ou quatro ovos.
Além disso, depois de criarem seus filhos, forma-se um grande bando até a próxima temporada de reprodução.
Hábitat
Esta espécie habita em terras baixas de até 800 m, inclusive parte do chaco e pântanos com palmeiras, ele voa em bandos de até 12 indivíduos.
Alimentação
Esta espécie de periquito se alimenta de coquinhos de palmeiras, sementes, frutos e flores, ele costuma descer ao chão para forragear.
Fotos do periquito-de-cabeça-preta
Distribuição geográfica
O periquito-de-cabeça-preta pode ser encontrado no sudeste da América do Sul, pantanais do rio Paraguai, sudeste da Bolívia, Mato Grosso, Brasil, até Buenos Aires – Argentina.