O periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri) é uma ave da família Psittacidae conhecido como periquito-de-asa-amarela e periquito-estrela.
Além disso, esta espécie de periquito possui a coloração verde, sendo que o destaque da espécie é a ponta superior das asas que é amarela.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O bico do periquito-de-encontro-amarelo possui uma cor branco amarronzada e ao redor dos seus olhos possui um anel branco formado apenas pela pele do animal.
Subespécies
O periquito-de-encontro-amarelo possui duas subespécies reconhecidas:
– Brotogeris chiriri chiriri: ocorre do norte e leste da Bolívia até o Paraguai, no sul e sudeste do Brasil e norte da Argentina.
– Brotogeris chiriri behni: ocorre no centro-sul da Bolívia de Cochabamba até o noroeste da Argentina, na província de Salta, existem populações ferais documentadas desta subespécie no estado do Rio Grande do Sul e também no sul dos Estados Unidos da América.
Características do periquito-de-encontro-amarelo
O periquito-de-encontro-amarelo possui uma faixa amarela nas coberteiras superiores das rêmiges secundárias de cada asa, isto é, na região superior das asas, e uma coloração amarelo-esverdeada em sua face.
Indivíduos adultos medem de 22,0 a 23,5 centímetros de comprimento, a cauda tem 10 centímetros e as asas têm cerca de 12,5 centímetros.
Tem um bico marrom-branco resiliente que usa para quebrar sua comida, há uma borda branca ao redor de seus olhos escuros formada apenas pela pele, tem difícil diferenciação sexual.
Reprodução do periquito-de-encontro-amarelo
O periquito-de-encontro-amarelo faz o ninho em cavidades de árvores, telhas de edificações e até mesmo em ninhos escavados em cupinzeiros arborícolas e em casas de joão-de-barro abandonadas.
Além disso, ele costuma botar cerca de 5 ovos brancos com dimensões de 23 por 19 milímetros.
Em seguida, após 26 dias, a fêmea conclui a incubação, nascendo os filhotes, estes são alimentados pelos pais com sementes e frutos regurgitados mesmo após o abandono do ninho, que ocorre 8 semanas após o nascimento.
Alimentação
Esta espécie de periquito se alimenta de frutos, sementes, flores, néctar e cupins, em certas épocas do ano podem frequentar comedouros com sementes como milho por exemplo.
Hábitat
O periquito-de-encontro-amarelo habita em campos de vegetação baixa, ilhas de matas intercaladas, matas ciliares, cerrados e cerradões.
Ele se desloca em bandos, muitas vezes de muitos indivíduos, e adaptou-se aos ambientes urbanos, onde tornou-se muito comum.
Fotos do periquito-de-encontro-amarelo
Canto do periquito-de-encontro-amarelo
Distribuição geográfica
O periquito-de-encontro-amarelo pode ser encontrado no Brasil central e oriental, norte, oeste e sul da Bolívia, nordeste da Argentina, leste do Paraguai, Uruguai e Peru.
Por outro lado, no território nacional, ocorre desde o sul ao extremo do Pará, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Pantanal, Rio de Janeiro e São Paulo.