Periquito-encapuzado (Psephotus dissimilis) é uma espécie de papagaio da família Psitaculidae, conhecido também como papagaio-encapuzado.
Além disso, é uma espécie de papagaio nativa do Território do Norte na Austrália, encontrado em savanas e florestas abertas e é uma das duas espécies existentes do seu gênero que se reproduzem em cupinzeiros.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do periquito-encapuzado
O Periquito-encapuzado é um papagaio de tamanho médio, com até 26 cm de comprimento, pesando de 50 a 60 g.
Além disso, o macho tem cabeça preta, bico cinza-azulado, íris marrom-escuras e asas com uma mancha amarela.
Com relação as suas partes superiores são marrons, suas partes inferiores são azul-turquesa, seu dorso é marrom, a cauda é verde-oliva com ponta azul-clara e suas pernas são cinza-rosadas.
Já fêmea é um papagaio verde opaco com cabeça marrom-acinzentada e abrigos infracaudais rosa, os juvenis são semelhantes à fêmea.
O Periquito-encapuzado pode ser distinguido do papagaio-de-ombros-dourado macho de aparência semelhante principalmente pela ausência de uma faixa frontal pálida, uma mancha amarela maior nas asas e ausência de vermelho no abdômen.
A fêmea é muito parecida com a papagaio-de-ombros-amarelo sendo identificada pela ausência de uma faixa frontal pálida e ausência de vermelho no abdômen.
Alimentação
A alimentação do periquito-encapuzado consiste principalmente de sementes, bagas e vegetais.
Habitat
Esta espécie de papagaio habita áreas semi-áridas do nordeste do Território do Norte e é separado do papagaio-de-ombros-dourado pela barreira da fauna carpentária.
Reprodução do periquito-encapuzado
O periquito-encapuzado cava cavidades em cupinzeiros e geralmente escolhe cupinzeiros cônicos, apenas com sucesso em montes bidimensionais planos se cavar na borda e não na face do monte.
Além disso, a escavação leva cerca de três semanas, o túnel é aproximadamente horizontal e tem cerca de 50 a 80 cm de comprimento.
Com relação, a reprodução ocorre uma ou duas vezes por ano, entre abril e agosto, a fêmea põe quatro ou cinco ovos brancos, ligeiramente brilhantes, com 21 de comprimento por 19 mm de largura.