Periquito-esplêndido: características, reprodução, alimentação, habitat e mutações
O periquito-esplêndido (Neophema splendida) é uma ave que pertence à família Psittacidae, conhecido como esplêndido e em inglês recebeu o nome de Scarlet-chested Parrot.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é originário da Austrália, é uma ave delicada e sensível ao frio, não é muito vocal e o contato envolve chilreados suaves.
Características do periquito-esplêndido
O periquito-esplêndido tem tamanho de aproximadamente 19 centímetros e apresenta peito e barriga amarelos, dorso verde, fronte e asa azul, e também papo vermelho.
Possui dimorfismo sexual em que o macho tem o abdômen mais amarelo que a fêmea, com marcas azuis e uma mancha vermelha no papo.
Machos e fêmeas jovens são geralmente muito semelhantes, mas as fêmeas têm uma faixa branca no colheita da barriga. dentro da asa.
Não é muito sociável e pode ser encontrado aos pares ou em pequenos bandos na natureza, sua plumagem é muito colorida e conquista muitos admiradores, e a reprodução assistida o salvou da extinção.
Reprodução do periquito-esplêndido
O ninho é construído no oco de uma árvore, como um eucalipto, e as fêmeas decoram o interior com folhas verdes, durante a época de reprodução, essas aves não são muito sociáveis e os casais constroem seus ninhos nas árvores não muito longe dos outros ninhos.
Além disso, eles colocam de 3 a 6 ovos em cada ninhada e ambos os pais ajudam a cuidar dos filhotes.
Alimentação
A alimentação do periquito-esplêndido consiste em sementes, geralmente encontradas na terra, portanto, é fundamentalmente granívora, eles alimentam-se no chão e pode ainda se alimentar de milho verde, verduras e frutas.
Por outro lado, em criações usa-se rações para periquitos, facilitando o trato diário com a ave.
Mutações do periquito esplêndido
– Aqua: autossômico recessivo;
-Turquesa: autossômica recessiva;
-Azul: autossômico recessivo;
-Pastel: autossômico recessivo (não na Europa);
-Canela: recessiva ligada ao sexo;
-Pálido: recessivo ligado ao sexo;
-Misto: autossomal dominante;
-Misty: autosomal co-dominant (pas na Europa);
-Cinza: autossomal dominante;
–Misturado: autossômico recessivo;
-Pousios (em pousio de bronze): autossômico recessivo;
-Ino: recessivo ligado ao sexo;
-Platina: recessivo ligado ao sexo;
-Violeta: co-dominante autossômico;
– Fator Escuro: co-autosomal dominante;
Fotos do periquito-esplêndido
Distribuição geografica
O periquito-esplêndido é uma ave muito colorida que vive no sudoeste e sudeste da Austrália em locais abertos, como áreas recentemente queimadas, cordilheiras com vegetação e arbustos salgados e em bosques.
Prefere áreas secas com cerrado, acácia e eucalipto. O Magnífico está bem adaptado ao clima do Brasil, mas caracteriza-se por ser sensível a mudanças bruscas de temperatura.