Periquito-himalayana ( Psittacula himalayana ) é uma ave que pertence a família Psittaculidae, conhecido também como periquito-de-cabeça-chata.
Além disso, esta é a única espécie de psitacídeo a exibir migração altitudinal, e o alcance da espécie se estende do Paquistão, ao Himalaia Ocidental na Índia, passando pelo Nepal e Butão e até o Himalaia Oriental no estado de Arunachal Pradesh , no nordeste da Índia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do periquito-himalayana
O Periquito-himalayana adultos têm penas verdes (tingidas de azul) na maior parte do corpo, e tem uma cabeça cinza escuro (cor de ardósia) com uma tonalidade azul clara onde a cabeça encontra o pescoço.
Além disso, os machos apresentam manchas marrom-escuras nas coberturas internas das asas e as fêmeas não apresentam essas manchas marrons.
Por outro lado, os machos têm longas penas centrais da cauda que são mais curtas nas fêmeas, a cauda é verde na base e torna-se azul profundo e amplamente pontilhada com amarelo brilhante.
Ele também apresenta uma mandíbula superior vermelho-alaranjada brilhante com uma inferior amarela pálida e também tem um olho amarelo pálido.
Reprodução do periquito-himalayana
O ninho do periquito-himalayana geralmente é localizado em um recesso, na parte superior de uma árvore, a uma altitude entre 6 e 20 m acima do solo; um ramo podre usado para escavar uma cavidade ou em ninho de outras espécies.
Com relação a temporada de reprodução no oeste da gama é entre março e maio, (talvez mais tarde em altitudes mais elevadas), eles deixam a área de reprodução em julho.
Alimentação
Esta espécie de periquito alimenta-se de vários frutas, cultivadas e silvestres, frutos secos e sementes, dependendo da estação.
Habitat
O periquito-himalayana habita em florestas de montanha em altitudes em torno de 2.500 metros no verão; e raramente acima de 250 metros de inverno.
Distribuição geografica
O periquito-himalayana pode ser encontrada no oeste do Butão, na maior parte do Nepal e nos seguintes estados indianos; Sikkim , Uttarakhand , Himachal Pradesh, (sul) Jammu e Caxemira.
Ele também pode ser encontrado em uma pequena área ao norte de Islamabad e nas áreas ao sul das Áreas Tribais Administradas Federalmente no Paquistão.