Periquito indiano: origem, características, habitat, alimentação e como cuidar

Periquito indiano (Psittacula krameri) é uma ave que pertence a família Psittacidae também conhecido como periquito-rabijunco e periquito-de-colar.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, embora durante muitos anos os periquitos indianos tenham sido considerados como uma espécie de ave “ornamental”.
Aqueles que cresceram para conhecê-los e amá-los descobriram que na verdade essas aves podem ser excelentes animais de estimação amorosos e carinhosos quando amamentados quando bebês e adequadamente criados.
O Periquito Indiano não só gosta de ser manuseado pelos seus donos, como também se desenvolve em ambientes onde é devidamente socializado, interagido e treinado regularmente.
Embora eles sejam identificados como periquitos, os Periquitos Indianos, como todos os periquitos, também são considerados papagaios.
Origem
O periquito indiano é nativo do Norte da África e da Índia.
Características do periquito indiano

O periquito indiano são aves dóceis e podem até aprender algumas palavras.
Essas aves são barulhentos e também sociáveis, de forma que conseguem conviver com outras espécies, como os agapornis, embora seja importante destacar que é recomendável que eles sempre vivam em casal.
Além disso, os periquitos indianos pode ser encontrados em tons que vão desde amarelos brilhantes, verdes e azuis, para albinos.
Embora as mutações de cor sejam comuns, a coloração normal desta espécie é um verde-limão com penas da cauda azul e amarelo sob as asas.
Os machos exibem bicos vermelhos profundos, marcas faciais pretas e três faixas de cor em volta do pescoço.
No entanto, o anel preto se desenvolve em torno dos 18 meses e os anéis azul e rosa aparecem quando chegam aos 3 anos de idade.
Além disso, as fêmeas, embora ainda bonitas, não têm as bandas faciais e de colarinho, embora algumas mostrem um leve escurecimento da cor ao redor do pescoço.
Reprodução do periquito indiano
Os periquitos indianos costumam se aninhar em cavidades de árvores a mais de 3,5 m do solo, mas também podem usar buracos nas faces rochosas, nas cavidades dos telhados e nas paredes.
Eles comem uma grande variedade de alimentos, incluindo cereais, legumes, frutas, nozes e flores.
Os periquitos indianos são assertivos, adaptáveis e engenhosos.
Sendo pássaros sociais, eles geralmente são vistos em pequenos grupos, mas podem formar grandes bandos de centenas em abrigos e fontes de alimento.
A espécie é de longa duração, sobrevivendo em cativeiro por 20 anos.
Alimentação

Os periquitos indianos selvagens se alimentam de frutas, vegetais, nozes, frutas e sementes.
Eles também gostam do néctar das flores e das próprias flores.
Habitat
O periquito indiano é um periquito asiático e originalmente do Ceilão, embora agora seja encontrado em muitas partes da Ásia, principalmente na Índia e no Paquistão.
Eles também podem ser encontrados nas regiões oeste e sul do Sudão e são bastante populares no Oriente Médio, onde são criados e encontrados em estado selvagem.
Na natureza, eles vivem em áreas de floresta leve, bem como em áreas cultivadas do interior.
Veja agora:
Eles viajam em bandos de 100 ou mais pássaros, então eles estão acostumados a ter companhia.
Como cuidar do periquito indiano

Com a devida atenção, o manuseio e o amor, um Periquito Indiano pode rapidamente tornar-se um amado companheiro e membro da família.
Eles gostam de aprender coisas novas e são especialmente proficientes com os proprietários que querem desafiar sua inteligência.
Essa é uma razão pela qual eles desenvolvem vocabulários tão grandes e são ótimos em truques com pássaros.
Se você notar qualquer comportamento agressivo, é melhor evitar repreender, já que a ave pode desenvolver um medo vitalício das pessoas.
Ignorar o mau comportamento e usar reforço positivo para um bom comportamento é a melhor maneira de lidar com esse pássaro.
A gaiola para esta ave precisa ser maior do que você poderia esperar.
Deve acomodar sua longa cauda e deixar o pássaro pular e brincar quando você não está por perto.
Certifique-se de que o espaçamento da barra não seja grande o suficiente para que eles fiquem presos ou escapem.
Troque a comida e a água diariamente, poleiros e brinquedos semanalmente, e o piso mensal é uma obrigação para manter a ave saudável.
Uma vez por ano, planeje levar tudo para fora para ser lavado.
Há muitos Periquitos Indianos que precisam de casas.
Entre em contato com a fundação de adoção e educação mais próxima ou com o resgate de Periquitos para obter ajuda na adoção de um desses maravilhosos pássaros.
Canto do periquito indiano
Fotos do periquito Indiano







Fatos importantes do periquito indiano
- Periquitos são aves muito ativas, tal como acontece com a maioria das outras espécies de aves, é uma boa ideia ter uma área segura para o animal brincar e esticar as asas para fora da gaiola durante algumas horas por dia.
- Os periquitos indianos também têm poderosos músculos da mandíbula para estimular. Além disso, é aconselhável fornecer uma variedade de brinquedos mastigáveis, poleiros e acessórios de gaiola para que o pássaro seja menos propenso a roer algo valioso ou perigoso.
- Esses periquitos são normalmente de cor verde, com exceção do azul turquesa nas penas da cauda e dos anéis pretos e rosas ao redor do pescoço dos machos.
- Os periquitos têm sido admirados e estimados desde os tempos antigos.
- O periquito Indiano é um papagaio de tamanho médio que mede entre 36 e 43 cm de comprimento.