Periquito-rei-australiano: características, reprodução, habitat e alimentação
Periquito-rei-australiano ( Alisterus scapularis) é uma espécie de papagaio pertencente a família Psittaculidae, na Ordem dos Psittaciformes, é muito parecido com o periquito-rei-amboina, mas é maior em tamanho.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é endêmica do leste da Austrália, variando de Cooktown, em Queensland, a Port Campbell, em Victoria.
O periquito-rei-australiano é encontrado em locais úmidos e regiões montanhosas densamente florestadas da porção oriental do continente e eles se alimentam de sementes de eucalipto, acácias, sementes de grama, néctar, flores e botões de flores.
Características do periquito-rei-australiano
O periquito-rei-australiano tem a cabeça e brilhante plumagem escarlate, com exceção do coverts preto infracaudales, com grandes dicas vermelhas.
Colar traseira é estreito com mistura de azul escuro com verde manto escuro (as penas do manto franjadas ainda mais escuras); parte inferior das costas e garupa, azul escuro.
Os colares pálidos, ligeiramente azul-esverdeados, formando uma chave proeminente; élitros verdes e penas de vôo verdes com uma palheta interna enegrecida.
Abaixo, penas verde-escuras mergulhadas em asas azuis, a parte superior, cauda preta com penas de asa azul claro no exterior; cauda preta abaixo.
Reprodução do periquito-rei-australiano
Durante o namoro, os machos movem suas cabeças, asas e inflam suas penas, a fêmea responde com a cabeça do Wiggles e pede comida, a época de reprodução estende-se de setembro a fevereiro.
O ninho é uma cavidade em uma árvore viva ou morta (geralmente um grande eucalipto com copas ocas), a entrada do ninho geralmente fica a uma certa altura.
Entre três e seis (geralmente quatro) ovos são depositados em uma cavidade profunda sobre um leito de pó de madeira, a fêmea incuba sozinha por 20 dias enquanto o macho está por perto para lhe fornecer comida.
Os filhotes ficam no ninho por 5 semanas, após o que deixam o ninho e ficam com os pais.
Alimentação
A dieta consiste em frutas, bagas, nozes, sementes, larvas de insetos, flores, brotos e outros materiais vegetais, a espécie também é fã de Viscum album, eucalipto e acácia, e pode causar danos em pomares e campos, geralmente em busca de batata, milho e outras culturas.
Ao se alimentarem, argumentam que comem com as pernas e extraem com o bico, e se você se incomodar, esses papagaios voarão rapidamente para se esconder, mas podem se tornar mansos em algumas áreas povoadas.
Habitat
Durante a época de reprodução, eles são frequentemente encontrados em florestas densas (floresta esclerófila úmida), riachos arborizados e habitats associados, incluindo savanas ribeirinhas mais abertas e florestas de eucalipto.
Fora da época de reprodução, eles são encontrados em um grande variedade de habitats, incluindo áreas cultivadas, parques, pomares e, ocasionalmente, jardins suburbanos.
Também são encontradas em regiões montanhosas úmidas e densamente arborizadas da parte oriental do continente, incluindo áreas arborizadas de eucalipto e imediatamente adjacente à floresta tropical subtropical e temperada.
Fotos do periquito-rei-australiano
Distribuição geografica
O periquito-rei-australiano é encontrado ao longo da costa leste da Austrália, no interior das encostas ocidentais do Grande Cordilheira Divisória, estendendo-se desde Cooktown no norte da Queensland, ao sul, o distrito de Atherton, depois através de Eungella, Blackall, MooNiE e em Nova Gales do Sul, onde atinge dentro aproximadamente em Bingara, Mudgee e Albury.
Ele também é comum em Canberra, especialmente durante o outono e inverno, e pássaros Getaways, visto ocasionalmente em adelaide, ao longo do rio murray e no oeste da Victoria.