Periquito-rei: características, reprodução, habitat e alimentação
O Periquito-rei ( Eupsittula aurea) é uma espécie de papagaio sul-americano que pertence ao gênero Eupsittula .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O comprimento do corpo do periquito-rei é de 26 cm. Ele é uma pequena arara verde com um bico preto. A (IUCN) classifica o periquito-rei como Pouco Preocupante
Características do periquito-rei
O comprimento do corpo do periquito-rei é de 26 cm. Ele é uma pequena arara verde com um bico preto. A testa e a frente do crânio são amarelo-alaranjadas, as costas azul opaco.
O anel do olho é coberto com penas. A garganta, as bochechas e o peito são castanho -oliva pálidos . A subespécie maior e não reconhecida Eupsittula aurea major difere pouco de Eupsittula aurea aurea .
É um verde ligeiramente mais escuro e a área amarelo-laranja na testa e na frente do crânio é mais pálida.
os periquito-rei não apresentam dimorfismo sexual . Os juvenis são de cores mais opacas, seu anel ocular cinza claro descoberto por penas.
Habitat do periquito-rei
O alcance do Periquito-rei se estende do sul do Suriname e do extremo nordeste do Brasil ao sul até o leste da Bolívia , sudeste do Peru e noroeste da Argentina . A espécie aumenta de tamanho ao longo de um eixo geográfico para o sudoeste.
A área de distribuição da possível subespécie Eupsittula aurea major não está claramente determinada, há avistamentos do norte do Paraguai.
O Periquito-rei prefere matas abertas, matas comerciais , pastagens e cerrados com vegetação rasteira até 600 m de altitude, vive aos pares ou em pequenos grupos de até 8 aves .
Reprodução do periquito-rei
A sua maturidade sexual é de 2 anos e o período de nidificação do papagaio-rei é de 4 meses, de setembro a dezembro.
Costumam fazer seus ninhos em troncos ocos de árvores ou palmeiras, mas também utilizam buracos em rochas erodidas, até barrancos e cupinzeiros.
Esses cupinzeiros são geralmente redondos e são encontrados em árvores de cerrado entre 1,5 e 5,0 metros de altura. Os filhotes deixam o ninho em menos de dois meses.
Durante a incubação, a fêmea precisa de pouco menos de um mês para incubar os ovos e não deve ser incomodada. A ave põe apenas 03-04 ovos, as vezes podem ser inférteis ou os filhotes morrem dentro do ovo, podem botar até três ovos por ano.
O ovo mede 27,x 22,0 mm e quando eclodem e são alimentados com sementes e frutas trituradas pelos pais, alimentam-se no bico do filhote.
Alimentação do periquito-rei
O periquito-rei alimenta-se principalmente de de mangas, jabuticabas, goiabas, laranjas, mamões, mulungus, tapiá, tanheiro, laranja, banana, caju e sementes de palmeira.
Estado de conservação
A espécie possui ampla área de distribuição e o estoque é considerado estável. A União Internacional para a Conservação da Natureza IUCN, portanto, lista-o como viável (LC).