Periquito-testinha ( Brotogeris sanctithomae ) é uma espécie de ave da família dos psitacídeos, também é chamado de periquito-estrela, periquito-de-testa-amarela e estrelinha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O periquito-testinha não classificada em nenhuma das categorias de ameaça, algumas décadas atrás era muito apreciado como ave de gaiola.
Origem
O periquito-testinha é nativo do norte do Brasil e do leste do Equador e do Peru.
Espécies
O periquito-testinha possui duas subespécies reconhecidas:
– Brotogeris sanctithomae sanctithomae: pode ser encontrado do Sudeste da Colômbia, na Amazônia brasileira, até o Sudeste do Peru e Nordeste da Bolívia, esta subespécie apresenta a íris branca.
– Brotogeris sanctithomae takatsukasae: ocorre na bacia do baixo Rio Amazonas no Brasil, esta subespécie apresenta a íris escura e a mancha amarela pós-ocular ligeiramente maior que a da espécie nominal.
Características do periquito-testinha
O periquito-testinha no geral verde e ventralmente amarelo, esta espécie é facilmente distinguível pela cor amarelo-intenso na fronte e coroa, bico laranja-pardacento, asas totalmente verdes, e rabo pontiagudo.
Além disso, uma das formas mais tranquilas de fazer a sua identificação é através da cor amarelo bem forte que possui em sua cabeça, na região da coroa.
Com relação ao seu bico alaranjado também é bem característico e ambos os sexos têm a plumagem semelhante.
Reprodução do periquito-testinha
Tem o hábito de se reproduzir no meio do ano entre os meses de maio a julho, os periquitos-testinha formam bandos de vários tamanhos e procuram cavidades em árvores ou cupinzeiros para colocar seus ovos.
São aves muito barulhentas durante a época de reprodução e dão sinais de alerta quando avistam predadores em potencial.
Ela geralmente assume o ninho, e põe 2 a 3 ovos, que são chocados pela fêmea, com a ajuda do macho em determinadas situações.
Alimentação
O periquito-testinha se alimenta de frutos como açai, ingá, embaúba, apuí e principalmente a munguba.
Durante as cheias dos rios amazônicos, quando a munguba frutifica nas áreas alagadas, os rebanhos se alimentam das sementes dessa fruta.
Ao fazê-lo, os panas que contêm as sementes são espalhados e levados pelo vento, contribuindo assim para o processo de dispersão das sementes.
Algumas frutas exóticas, como manga e goiaba, também são bem recebidas pela espécie, que divide várzeas com comunidades ribeirinhas.
Habitat
O periquito-testinha habita em florestas úmidas de matas inundadas como várzea e igapó, nas bordas de florestas, clareiras e áreas urbanas.
Canto do periquito-testinha
Fotos do periquito-testinha
Distribuição geografica
O periquito-testinha pode ser encontrado na Amazônia, Sudeste da Colômbia, leste do Peru e em direção ao nordeste do Equador até o Brasil, e norte da Bolívia.