Peru: origem, características, habitat, alimentação, reprodução e curiosidades
O peru (Meleagris) é uma ave bastante conhecida pertence a família Meleagrididae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, peru é da ordem dos galináceos, nativo da América, Foram os maias, que 2 mil anos começaram a domesticar essas aves.
Não apenas para consumo, mas também para celebrações e sacrifícios, porque algumas variedades de perus são muito vistosas.
Origem
Estima-se que a origem do peru remonta aos povos indígenas do México, onde foi criado pela primeira vez, e de onde se espalhou para outras regiões do mundo.
Os aborígines consumiram em abundância por seu alto valor proteico e usaram penas para decorar suas vestes.
Características do peru
O peru é caracterizado pelo brilho de sua plumagem, que “tinge” preto, marrom, branco e cinza, com reflexos esverdeados.
Além disso, ele tem pernas curtas mas resistentes, o pescoço e a cabeça não têm penas.
Em vez disso, uma pele avermelhada ou azulada que é refletida.
Sob o seu pico, tem um queixo duplo de cerca de 10 centímetros, conhecido como acácia, rede ou ranho.
Esta ave mede um metro de altura e, embora suas asas dobrem de tamanho, ele não pode voar devido à sua textura e peso, que podem ser de 8 a 10 quilos.
Apesar de ser um pouco mais delgada (5 quilos), a fêmea também não, só dá pequenas decolagens em sua área de atuação.
Quando é domesticado, ele tem uma expectativa de vida entre 10 e 15 anos, e a sua criação é possível em qualquer zona de clima temperado.
Alimentação
Peru é uma ave come matéria vegetal que eles buscam em rebanhos, principalmente no chão, mas às vezes escalando arbustos ou árvores baixas para obter frutos.
No outono, inverno e início da primavera, eles arranham o chão da floresta com bolotas de carvalho vermelho, carvalho branco, carvalho castanho e carvalho preto.
Além de nozes de faia americanas, noz-pecã, nozes de nogueira, cerejas pretas selvagens, sementes de cinzas brancas e outros sementes e bagas.
Habitat do peru
A espécie é nativa dos estados centrais e do norte da América, mas desde a descoberta da América foi introduzida e criada praticamente em todo o mundo.
Na natureza, ele prefere viver em áreas ricas em vegetação e muitas vezes perto de cursos de água.
Comportamento
O Peru vive em grupos bastante grandes, movendo-se por grandes distâncias sob a orientação de um espécime masculino dominante.
Este último tem a tarefa não apenas de mover as massas, mas também de comunicar ao grupo inteiro os perigos possíveis ou simplesmente o momento certo para entrar em “fuga” (atividades nas quais eles são bastante desajeitados).
A dieta das espécies consiste principalmente de frutas e cereais ou pequenos insetos terrestres.
Reprodução do peru
O tempo certo para reprodução geralmente cai no meio de fevereiro: neste período os grupos são divididos por gênero e procuram um lugar para se retirar.
Neste ponto, será a fêmea que, com um chamado vocal, convidará o homem a se aproximar e iniciar um ritual engraçado de namoro feito de gritos, pequenas acrobacias e asas batendo.
Após a postura dos ovos, que ocorre em um pequeno ninho feito do chão, a fêmea removerá o macho e fará tudo de maneira autônoma para a ninhada e a educação da prole.
Canto do peru
Curiosidades sobre o peru
O peru pode voar?
Sim, as espécies selvagens são capazes de fazer pequenos trechos e até atingir velocidades consideráveis.
Seus hábitos terrestres, devido principalmente às suas necessidades alimentares, nos fazem pensar em um pássaro que perdeu completamente sua capacidade de voar.
As espécies selvagens conseguem voar com habilidade para escapar dos predadores e encontrar abrigo nas árvores para passar a noite.
Diferentemente das espécies silvestres, os perus domésticos, submetidos a séculos de seleção pelo homem, adquiriram peso corporal e conformação morfológica com um tórax muito grande que os torna praticamente incapazes de voar.
Dormindo nas árvores
As espécies selvagens dormem em árvores, empoleiradas nos galhos maiores onde encontram abrigo de predadores naturais.
De manhã os perus tiram uma soneca antes de descer do poleiro natural.
Ovos de peru são lucrativos?
Você poderia pensar que, dado o tamanho do pássaro, seus ovos têm um grande valor econômico para as fazendas.
Na verdade sim peru poe ovos maiores do que os de galinhas, mas também exigem mais espaço para seus ninhos, também eles colocam poucos ovos, e maturidade sexual não é tão cedo quanto o de galinhas.
Algumas raças de peru demonstram um forte senso de proteção em relação aos ovos, tornando a coleta em alguns casos um desafio.
Tudo isso faz do peru um animal com uma atitude produtiva, certamente mais voltada para a carne do que para a produção de ovos.
A fêmea não gruguleja
Só os machos emitem o som clássico do peru chamado Grugulejo, as fêmeas emitem um dom um pouco parecido ao da galinha.