A petinha-de-garganta-ruiva (Anthus cervinus) é uma ave que pertence a família Motacillidae, ela é bastante parecida com a petinha-das-árvores.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie de petinha nidifica nas regiões árticas e inverna em África, em Portugal pode considerar-se uma migradora de passagem muito raro.
Características da petinha-de-garganta-ruiva
A petinha-de-garganta-ruiva tem um comprimento de corpo de 14 a 15 cm, com relação a cor base do lado superior é marrom opaco.
Já a sua a parte superior da cabeça e a parte superior das costas têm listras longitudinais fortes e escuras, e a garupa tem linhas tracejadas escuras.
As aves adultas são inconfundíveis em toda a sua plumagem por causa da garganta cor de ferrugem, com algumas aves esta marcação vermelha estende-se também ao peito e às laterais da cabeça.
A coloração vermelha da garganta permanece mesmo no vestido simples receber, o resto da parte inferior é branco amarelado claro, o peito e os flancos são fortemente listrados de preto, em pássaros jovens no primeiro inverno, a garganta também é branca.
Reprodução da petinha-de-garganta-ruiva
O ninho da petinha-de-garganta-ruiva é construído no chão na vegetação, os ovos são postos no final de maio até o início de junho, no mínimo.
A embreagem consiste em 4 a 7, geralmente 5 a 6 ovos, e o período de incubação dura de 10 a 13 dias.
Além disso, a incubação é realizada exclusivamente pela fêmea, que é alimentada pelo macho durante esse período e os pássaros jovens voam após 9 a 14 dias.
Alimentação
A petinha-de-garganta-ruiva se alimenta de insetos.
Habitat
Esta espécie habita principalmente em planícies pantanosas abertas com arbustos decíduos, na taiga também pântanos abertos.
Fotos da petinha-de-garganta-ruiva
Canto da petinha-de-garganta-ruiva
O canto da petinha-de-garganta-ruiva é executado principalmente a partir de um vôo cantante, com menos frequência e depois mais curta do solo ou da espera.
A sua vocalização consiste em uma sequência inicial de sons, seguidos por tons trinados ou chocalhos e frequentemente um som áspero no final.
O canto da petinha-de-garganta-ruiva pode ser traduzido como “tsiwi-tsiwi-tsiwi-tsiwi-wiss-wiss-wiss-twiss-wiss-wiss-tsirr” .
E as aves migrantes geralmente gritam psieh ou tssiiee primeiro de forma aguda e depois esticados para trás, a chamada de voo é um “Tchau” suave.
Distribuição geografica
A petinha-de-garganta-ruiva habita a taiga do norte e a tundra arbustiva na Eurásia e no Alasca e invernos nos trópicos da África e da Ásia, e na Europa Central, a espécie é um migrante regular em pequenos números.