Petinha-marítima (Anthus petrosus) é uma pequena ave pertencente à família Motacillidae, esta é uma espécie bastante parecida com a petinha-ribeirinha.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de petinha ocorre em Portugal durante o Inverno, em números muito reduzidos, e vive principalmente junto ao mar, em troços da costa rochosa.
Características da petinha-marítima
A petinha-marítima tem um comprimento médio de corpo de 16,5-17 cm, e a sua plumagem de suas partes superiores é listrada em tons marrom-acinzentados, e as partes inferiores são esbranquiçadas com manchas escuras em fileiras, que, como outras pepitas, servem de camuflagem no solo e entre as rochas.
A espécie possui patas escuras e bico alongado e pontiagudo.
Reprodução da petinha-marítima
A época de acasalamento e reprodução da petinha-marítima ocorre de abril a julho, e ambos os sexos mostram um vôo de corte conspícuo, que é acompanhado por um canto trinado.
Além disso, o ninho é construído pela fêmea no solo, em cavidades, em rochas ou em penhascos cobertos de mato, em forma de tigela e tem uma cavidade profunda e é feito de grama e musgo.
A fêmea da espécie põe de 3 a 6 ovos com pintas escuras sobre um fundo cinza claro, geralmente há duas ou três ninhadas por ano.
Alimentação
A alimentação desta ave consiste principalmente de invertebrados, procurando a maior parte de suas presas no chão, apenas ocasionalmente voando para capturar insetos.
Habitat
A petinha-marítima habita em rochas e zonas relvadas adjacentes.
Fotos da petinha-marítima
Canto da petinha-marítima
O canto da petinha-marítima é áspero e emite um som de pio e vocaliza também em som de ssiip agudo e áspero.