Petrel-azul: caraterísticas, habitat, reprodução e alimentação
Petrel-azul (Halobaena caerulea) é uma especie de ave da família Procellariidae que pertence ao gênero Halobaena.
É um petrel muito pequeno que tem uma grande semelhança com os cetáceos . A principal característica distintiva é o gorro escuro da cabeça, que não ocorre nas aves baleeiras.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A IUCN classifica o petrel-azul como Menos Preocupante porque o alcance desta espécie é muito grande e os números populacionais parecem estar estáveis. O estoque mundial é estimado em três milhões de indivíduos sexualmente maduros.
Características do petrel-azul
O petrel-azul atinge um comprimento corporal de 26 a 32 centímetros. O comprimento da asa é de 19,8 a 23,3 centímetros e a envergadura de 62 a 71 centímetros.
O peso do petrel-azul varia entre 152 e 251 gramas, sendo que os machos tendem a ser um pouco maiores e mais pesados que as fêmeas.
O topo e a cauda são cinza-azulados, enquanto as penas da coroa, da nuca e do ombro são mais escuras em comparação. Semelhante aos cetáceos, um “M” escuro atravessa as asas.
A testa é quase toda branca com algumas manchas escuras. A parte inferior do corpo é predominantemente branca. Os pés são azuis e palmados com pele cor de carne. As aves jovens têm plumagem semelhante à das aves adultas.
Habitat do petrel-azul
O petrel-azul habita os oceanos do sul, indo até o norte da África do Sul , Austrália e partes da América do Sul .
Distribui-se em ilhas subantárticas , como as Ilhas Diego Ramírez , Ilhas Crozet , Ilhas Kerguelen , Ilha Macquarie , Geórgia do Sul , Ilha Prince Edward .
Reprodução do petrel azul
O petrel-azul, como todos os membros dos Procellariiformes , é colonial e possui grandes colônias. Nidifica em uma toca e põe um ovo por tentativa de reprodução.
Ambos os pais incubam o ovo por aproximadamente 50 dias e o filhote cresce após 55 dias. Skuas são o principal perigo para seus ovos e filhotes.
Alimentação do petrel azul
O petrel-azul alimenta-se predominantemente de krill , bem como de outros crustáceos , pequenos peixes, lulas e, ocasionalmente, de insetos.
Canto do petrel azul
Em alto mar, o petrel-azul é quase silencioso. Já nas colônias de reprodução, as aves adultas podem ser ouvidas principalmente à noite. Eles fazem chamadas que lembram as vocalizações dos pombos.
Eles são descritos onomatopeicamente com kuk-kuk-kuk coo-coo . Existem diferenças geográficas nas vocalizações masculinas. Até agora, isso não foi observado em mulheres.