Pica-pau-amarelo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Pica-pau-amarelo (Celeus flavus) é uma espécie de ave da família dos Picidae que pertence ao gênero dos Celeus.
A IUCN avaliou o pica-pau de cor creme como sendo de menor preocupação. Tem um alcance muito grande, mas seu tamanho populacional não é conhecido e acredita-se que esteja diminuindo.
Nenhuma ameaça imediata foi identificada. Acredita-se que seja geralmente “bastante incomum”, embora muito comum na Venezuela.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pica-pau-amarelo
O pica-pau-amarelo tem cerca de 24 a 27 cm de comprimento. A subespécie nominal pesa 95 a 131 g (3,4 a 4,6 onças) e Cf subflavus cerca de 200 g.
Todas as subespécies são principalmente amareladas com uma longa crista e uma cauda preta. O “amarelado” varia entre os indivíduos de amarelo cremoso pálido a amarelo-enxofre e ocasionalmente é branco-canela.
Os machos adultos têm uma faixa malar vermelha brilhante; as fêmeas não têm vermelho. O bico do adulto é amarelado, a íris vermelha ou marrom-avermelhada e as pernas cinza-escuro a cinza-esverdeado.
Os juvenis se assemelham aos adultos, mas geralmente são mais lustrosos ou tendem a ser amarelos.
Habitat do pica-pau-amarelo
O pica-pau-amarelo habita uma variedade de paisagens de florestas úmidas , muitas vezes perto da água. Isso inclui o interior e as bordas da floresta tropical, várzea e floresta pantanosa.
Ocorre com menor frequência em matas de galeria , matas magras, matas caducifólias e abertas e matas secundárias . Também ocorre em paisagens alteradas pelo homem, como plantações de cacau . Em elevação, é encontrado principalmente abaixo de 400 m, mas varia até 700 m.
Reprodução do pica-pau-amarelo
A época de reprodução do pica-pau-amarelo aparentemente varia geograficamente, mas não foi totalmente definida.
Nidifica entre abril e junho na Colômbia e talvez antes na Venezuela; no Suriname, a temporada inclui fevereiro. Nada mais se sabe sobre sua biologia reprodutiva.
Alimentação do pica-pau-amarelo
A dieta primária do pica-pau-amarelo são formigas e cupins, e inclui quantidades menores, mas ainda significativas, de frutas e sementes.
Canto do pica-pau-amarelo
O pica-pau-amarelo dá “uma risada estridente, ‘wutchuk kee-hoo-hoo-hoo'”, também descrito como “pueer, pueer, ronronar, pata”.
Outras chamadas incluem “kiu-kiu-kiu-kiu” e “whéejah”; o último é usado em encontros com outros de sua espécie e pode ser repetido.