Pica-pau-da-taboca: características, reprodução, alimentação e habitat
O pica-pau-da-taboca (Celeus obrieni) é uma espécie de pica pau que pertence a família Picidae, conhecido popularmente de pica-pau-do-parnaíba.
Além disso, esta é uma espécie de ave bonita e, recentemente redescoberta no estado do Tocantins após 80 anos desaparecida.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O pica-pau-da-taboca é uma espécie de pica-pau pertencente ao gênero Celeus, ela é endêmica dos cerrados do Brasil, e pode ser encontrada nos estados de Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão.
Características do pica-pau-da-taboca
O pica-pau-da-taboca é uma ave que atinge aproximadamente entre 25 e 27 centímetros de comprimento e pode pesar pouco mais de 100 gramas.
Esta ave possui a cabeça ferrugínea (marrom-avermelhada), bico claro, sendo que o macho apresenta faixa malar e topete vermelhos; pescoço dorsal amarelo, garganta, peito e cauda negros; rêmiges ferrugíneas.
Em relação ao dorso superior, parte superior das asas e a cauda amarelo escamado de preto, dorso inferior, flancos e ventre amarelados.
Reprodução do pica-pau-da-taboca
Não se sabe muito sobre os hábitos reprodutivos desta ave, porém o período reprodutivo na região é entre julho e outubro.
Alimentação
Esta espécie de pica pau se alimenta principalmente de formigas presentes nestes vegetais, principalmente dos Gêneros Camponotus e Azteca.
Habitat
O habitat do pica-pau-da-taboca é cerrado e está quase sempre associada a formações florestais como cerradão, matas de galeria/ciliar, veredas, matas úmidas e floresta estacional.
Fotos do pica-pau-da-taboca
Distribuição geográfica
O pica-pau-da-taboca é encontrado no Maranhão, (próximo ao Piauí), Tocantins, Goiás, Mato Grosso e sudeste do Pará, porém não é muito fácil de ser encontrado.