Pica-pau-de-barriga-preta (Campephilus leucopogon) é uma especie de ave da família dos Picidae que pertence ao gênero dos Campephilus.
É encontrada na Argentina , Bolívia , Brasil , Paraguai e Uruguai . A IUCN avaliou o Pica-pau-de-barriga-preta como sendo de menor preocupação.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
tem uma grande variedade e, embora seu tamanho populacional não seja conhecido, acredita-se que seja estável.
Características do pica-pau-de-barriga-preta
O Pica-pau-de-barriga-preta tem 28 a 30 cm De comprimento e pesa 203 a 281 g. Os machos adultos têm uma crista; sua cabeça, crista e pescoço são totalmente vermelhos, exceto por uma pequena mancha preta e branca nas coberturas das orelhas.
As fêmeas adultas têm uma crista mais longa que os machos e não possuem o ponto encoberto.
Eles têm uma faixa cremosa do bico até as coberturas das orelhas com preto acima dela que envolve o olho e se estende ao longo da frente da crista, e também uma linha preta mais fina abaixo da faixa cremosa.
O resto da cabeça é vermelho e o pescoço é preto. Adultos de ambos os sexos são em sua maioria pretos abaixo do pescoço.
Eles têm uma parte superior das costas esbranquiçada com pontas de penas claras de canela e, às vezes, algumas penas amareladas e pretas no centro das costas. Suas penas de vôo têm muito canela pálida nas bases de suas teias internas.
Seu bico é um longo cinzel de marfim, sua íris amarelo pálido e suas pernas cinza. Os juvenis se assemelham aos adultos, mas com menos vermelho e mais laranja.
Os machos se assemelham às fêmeas adultas com uma coroa e crista vermelhas e as fêmeas têm menos vermelho na cabeça do que os adultos.
Habitat do pica-pau-de-barriga-preta
Habita as paisagens geralmente abertas do Gran Chaco seco , incluindo savana, bosques, floresta de transição, pastagens com bosques de árvores e palmeiras. Em elevação varia até 2.500 m.
Distribuição geográfica
O Pica-pau-de-barriga-preta é encontrado no centro-norte da Bolívia e oeste e centro do Paraguai, leste e sul até o centro-norte da Argentina, norte do Uruguai e sudeste do Rio Grande do Sul do Brasil .
Reprodução do pica-pau-de-barriga-preta
A época de reprodução do Pica-pau-de-barriga-preta começa em setembro, mas concentra-se em outubro e novembro. Ele escava um buraco de ninho em uma árvore ou palmeira; os poucos conhecidos foram de 6 a 8 m acima do solo.
Ambos os pais alimentam os filhotes, mas outros detalhes dos cuidados parentais, o tamanho da ninhada, o período de incubação e o tempo até a emplumação não são conhecidos.
Alimentação do pica-pau-de-barriga-preta
O principal alimento do Pica-pau-de-barriga-preta são as larvas de besouros.
Canto do pica-pau-de-barriga-preta
O chamado do Pica-pau-de-barriga-preta é “pi-ow” ou “kwee-yaw” que às vezes é repetido. Os parceiros trocam “notas vibrantes”. Ele também se comunica com um “ahem” silencioso e várias chamadas suaves e estridentes. Seu tambor é um toque duplo.