Pica-pau-de-bico-de-marfim: características, curiosidades e extinção da ave
O pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus principalis) é uma ave possivelmente extinto, nativo das florestas temperadas de coníferas do sul dos Estados Unidos e de Cuba e dos pântanos norte-americanos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre a extinção do pica-pau-bico-de-marfim.
Além disso, esta espécie de pica-pau ficou em ameaça de extinção por motivos de destruição de seu habitat e a caça reduziram as populações.
Por esta razão devastadora que a espécie está listada como Criticamente Ameaçada na Lista Vermelha da IUCN, e como definitivamente ou provavelmente extinta pela American Birding Association.
Características do pica-pau-bico-de-marfim
O pica-pau-bico-de-marfim é o maior tipo de pica pau do mundo com cerca de 51 cm de comprimento e 76 cm de envergadura, é um dos maiores pica-paus do mundo.
Além disso, o seu parente, é o pica-pau imperial (C. imperialis) do oeste do México, segundo informações escassas, pesa cerca de 450 a 570 g.
As medidas padrão obtidas incluem um comprimento máximo de corda de 23,5 a 26,5 cm, um comprimento de cauda de 14 a 17 cm (5,5 a 6,7 pol.), um comprimento de bico de 5, 8 a 7,3 cm.
Com relação a sua plumagem é predominada por uma tonalidade preta ou azul-escuro brilhante.
Ele também possui linhas brancas que se estendem das bochechas até o pescoço, encontrando-se nas costas.
Por outro lado as extremidades das penas primárias internas são brancas, assim como todas as penas secundárias externas.
Dessa forma, isso cria um branco extenso na borda posterior das asas superior e inferior.
Já a parte debaixo das asas também é branco ao longo de sua borda dianteira, resultando em uma linha preta contínua ao longo das asas debaixo, expandindo para um preto mais extenso na ponta da asa.
Curiosidades
A espécie foi vista pela última vez em 1944 e tem sido avidamente procurada por cientistas e admiradores por quase 80 anos. Infelizmente, o pica-pau-bico-de-marfim agora é considerado extinto.
O maior arquivo de pica-pau-bico-de-marfim do mundo, de propriedade da Universidade de Harvard, contém 60 espécimes capturados por cientistas entre 1869 e 1914.
A extinção de espécies foi em grande parte causada pela extração de madeira descontrolada.
Fotos do pica-pau-bico-de-marfim
Pica-pau-bico-de-marfim já foi considerada extinta
Esta é uma espécie de pica pau de grande porte e beleza, além de ser um dos maiores pica-paus do mundo.
O pica-pau-bico-de-marfim é uma ave que já foi considerada extinta mas após um suposto avistamento em 2005, a espécie segue classificada como criticamente ameaçada na IUCN, e definitivamente ou provavelmente extinto pela American Birding Association.