Pica-Pau-de-Coroa-Vermelha ( Melanerpes rubricapillus ) é uma espécie de ave da família dos pica-paus que pertence ao gênero dos melanerpes.
O alcance desta espécie de pica-pau muito pequeno abrange o centro e o sul da América Central e o norte da América do Sul . Os animais habitam paisagens secas a úmidas e semi-abertas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esses pica-paus comem muitos tipos de frutas e bagas, além de insetos e outros invertebrados , principalmente formigas, besouros, grilos e suas larvas.
Além disso, os animais bebem o néctar das flores grandes. A espécie é comum e está listada pela IUCNclassificado como “Pouco Preocupante”.
Características do pica-pau-de-coroa-vermelha
O pica-pau-de-coroa-vermelha tem 16 a 18,5 cm de comprimento e pesa 40 a 65 g. A plumagem dos sexos é semelhante, exceto pelo padrão da cabeça.
Os machos adultos da subespécie nominal têm uma testa amarela pálida a esbranquiçada, uma coroa vermelha brilhante e uma nuca e pescoço traseiro vermelho-alaranjados.
As fêmeas adultas têm a mesma testa amarela pálida a esbranquiçada, mas uma coroa cinza-clara a esbranquiçada e nuca e pescoço traseiro avermelhados a vermelho-alaranjados.
As bochechas, o queixo e a garganta de ambos os sexos são acinzentados. Seu manto e dorso são barrados em preto e branco e a garupa e as coberturas superiores da caudasão brancos não barrados.
Suas penas de vôo são pretas com barras brancas por toda parte.Sua cauda é preta com barras brancas nos pares de penas centrais e externos.
Suas partes inferiores são variáveis, mas geralmente cinza-amarelado a cinza-claro com uma mancha verde-oliva ou amarelada e uma mancha avermelhada a vermelho-alaranjada no ventre central.
Seus flancos inferiores e abrigos infracaudais têm barras pretas. Seu bico é comprido e enegrecido, sua íris é vermelha a marrom, a pele nua ao redor do olho é marrom-acinzentada e as pernas são cinza.
Habitat do pica-pau-de-coroa-vermelha
O pica-pau-de-coroa-vermelha habita uma grande variedade de paisagens, tanto úmidas quanto secas. Isso inclui o interior, clareiras e bordas de floresta decídua madura, floresta secundária , cerrados costeiros, manguezais e plantações e jardins.
Em altitude, ocorre principalmente do nível do mar até 1.700 m, mas atinge até 1.900 m na Venezuela.
Reprodução do pica-pau-de-coroa-vermelha
A época de reprodução do pica-pau-de-coroa-vermelha varia geograficamente, estendendo-se de fevereiro a julho na Costa Rica e no Panamá, de maio a junho na Colômbia, de maio a novembro na Venezuela e de março a julho em Tobago.
Às vezes cria duas ninhadas em um ano. Os pares ficam juntos o ano todo. Ambos os sexos escavam o buraco do ninho, geralmente em um grande tronco ou galho de árvore ou em um grande cacto; postes de vedação também são usados.
Os ninhos estão geralmente entre 3 e 23 m acima do solo. O tamanho da ninhada é de três ou quatro ovos, mas geralmente apenas dois filhotes. Ambos os pais incubam os ovos durante o período de 10 dias.
A emplumação ocorre 31 a 33 dias após a eclosão e ambos os pais cuidam dos filhotes e também dos filhotes por pelo menos um mês.
Alimentação do pica-pau-de-coroa-vermelha
A dieta do pica-pau-de-coroa-vermelha inclui uma grande quantidade de frutas e bagas, inclusive cultivadas como mamão e banana. Outra porção importante são muitos tipos de insetos e aranhas, mas menos larvas de besouros chatos do que muitos pica-paus.
Canto do pica-pau-de-coroa-vermelha
O chamado típico do pica-pau-de-coroa-vermelha é “muitas vezes vacilante e prolongado com uma nota final abrupta, por exemplo, ‘churr, churr, krr-rrr’.
Ele também faz um ‘wícka, wícka’ no visor e chamadas tagarelas. Ambos os sexos tamborilam durante a época de reprodução e também batem mais suavemente perto do ninho.