Pica-pau-de-peito-pontilhado (Colaptes punctigula) é uma especie de ave da família Picidae que pertence ao gênero dos Colaptes.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
É encontrado no Panamá e em todos os países da América do Sul continental, exceto Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.
A espécie é considerada bastante comum. A população mundial provavelmente está diminuindo, mas o pica-pau-pintado ainda é classificado como menos preocupante pela IUCN devido ao tamanho da área de distribuição e à população ainda grande .
Características do pica-pau-de-peito-pontilhado
Os pica-pau-de-peito-pontilhado são pequenos pica-paus. O bico é curto, pontiagudo, curvado para baixo no ápice e estreito na base. O comprimento do corpo é de cerca de 18 a 21 cm, peso de 50 a 79 g.
Esses pica-paus são tão grandes e pesados quanto um pica-pau médio . A espécie apresenta leve dimorfismo sexual na coloração. no pica-pau-de-peito-pontilhado macho tem quase toda a superfície superior, incluindo a nuca, penas dos ombros, coberturas das asas superiores e penas da tela, com faixas de preto acastanhado sobre um fundo verde-bronze.
A alcatra tem uma cor de fundo mais clara e menos listrada. As asas são marrons com faixas claras claras, os espinhos são amarelos e geralmente formam um campo claro quando as asas são dobradas.
As penas de controle marrons do lado superior mostram barras verdes a amarelas pelo menos nas penas externas. As laterais do pescoço e a parte inferior do corpo são amarelo-oliva fosco, a coloração torna-se mais clara em direção à cauda.
O peito e, em menor grau, os flancos são finamente manchados de preto nesta base. As coberturas infracaudais também são amareladas com manchas pretas. As asas inferiores são amareladas pálidas. A parte inferior é fulva com faixas marrons.
Habitat do pica-pau-de-peito-pontilhado
A espécie habita um amplo espectro de habitats de árvores mais abertos e semiabertos, desde floresta tropical, floresta decídua e mata de galeria até floresta secundária , mangue , matagal e clareiras para plantações de café e outras plantações com uma população de árvores suficiente.
Os pica-paus malhados habitam principalmente as planícies úmidas, na Venezuela são encontrados até 600 m de altitude, na Colômbia até 1500 m de altitude.
Reprodução do pica-pau-de-peito-pontilhado
A época de reprodução do pica-pau-de-peito-pontilhado varia geograficamente, sendo de outubro a maio na Colômbia, de junho a agosto nas Guianas, de fevereiro a setembro no Peru e de abril a outubro em grande parte da Bacia Amazônica.
Ambos os sexos escavam a cavidade do ninho, geralmente em uma árvore viva ou morta, mas às vezes em um poste de cerca.
O tamanho da ninhada, o período de incubação, o tempo até a emplumação e os detalhes dos cuidados parentais não são conhecidos.
Alimentação do pica-pau-de-peito-pontilhado
O pica-pau-de-peito-pontilhado alimenta-se quase inteiramente de formigas adultas, suas larvas e pupas.
Canto do pica-pau-de-peito-pontilhado
A chamada mais conhecida é um assobio classificado como ‘ uau ‘ proferido durante o namoro ou ao encontrar co-específicos fora do território.
Em tais encontros, séries de chamadas ta-wick ou wick-a também são proferidas em conjunto com pistas visuais . A chamada de alarme é uma série solta de sons de “peek” . Aparentemente não se sabe se a espécie tamborila.