Pica-pau-de-penacho-vermelho: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Pica-pau-de-penacho-vermelho (Dryocopus pileatus) é uma espécie de pica-pau do gênero Dryocopus pertencente à família dos pica-paus reais.
Se supõe atualmente, o pica-pau-imperador e o pica-pau-de-marfim forem extintos, essa espécie de pica-pau, amplamente difundida na América do Norte, será o maior pica-pau do continente. É perto do pica-pau preto paleárticorelacionado.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Os pica-paus-de-penacho-vermelho são pica-paus que se alimentam de várias espécies grandes de formigas, bem como de larvas de espécies de besouros chatos.
Além dos movimentos compensatórios de pequena escala, os pica-paus de capacete são muito leais ao local e não deixam a área de reprodução, mesmo em invernos rigorosos.
Características do pica-pau-de-penacho-vermelho
O pica-pau-de-penacho-vermelho é quase inconfundível devido ao seu tamanho, à sua cara zonada a preto e branco e ao tufo vermelho notavelmente alongado. Suas vocalizações também são tão características que a confusão pode ser descartada.
Com um comprimento corporal máximo de 49 centímetros e um peso de até 350 gramas, os pica-paus de capacete são apenas um pouco menores e mais leves que os pica-paus pretos.
Tal como acontece com todas as espécies de Dryocopus, as fêmeas são menores e mais leves, com o pica-pau de capacete essa diferença de tamanho é bastante impressionante em até 15 por cento.
Os pica-paus-de-penacho-vermelho parecem extremamente longos e esguios quando estão sentados, e o pescoço em particular parece muito fino. A plumagem do corpo é preta, exceto por uma área branca de tamanho individual nas bases dos secundários e primários externos.
Dependendo da condição da plumagem, esse preto é carvão fosco ou brilhante, e com diferentes incidências de luz pode ter também uma iridescência metálica. O dorso parece um pouco mais claro e, às vezes, parece um floco levemente cinza-escuro.
Pica-paus adultos em ambos os sexos têm um vermelho brilhante, crista de penas desenvolvida para trás em uma crista pontiaguda, um tanto ereta.
Uma estreita máscara preta se estende sobre o olho, que é estreito na parte superior, mas tem uma ampla borda branca na parte inferior; a borda branca inferior percorre todo o pescoço lateral e antebraço lateral e está associada às marcas brancas na parte inferior da asa na maioria das subespécies.
O bico é muito longo, até seis centímetros, cinza ardósia escura na parte superior e muito mais claro na parte inferior. A ponta do bico é cinza escuro a preto. A íris de ambos os sexos é amarelo-alaranjada.
Os pés cinza-ardósia de quatro dedos e a perna que anda são cercados de branco. Em vôo, este pica-pau parece preto, exceto pelas marcas faciais brancas e pelas marcas brancas largas na parte inferior das asas.
Habitat do pica-pau-de-penacho-vermelho
Esta ave prefere florestas maduras e parques densamente arborizados. Eles preferem especificamente habitats mésicos com árvores grandes e maduras de madeira dura, frequentemente encontradas em grandes extensões de floresta.
No entanto, eles também habitam bosques menores, desde que tenham algumas árvores altas espalhadas.
Reprodução do pica-pau-de-penacho-vermelho
Os pica-paus-de-penacho-vermelho tornam-se sexualmente maduros no final do primeiro ano de vida, mas casais reprodutores em que ambos os parceiros estão no segundo ano são raros, sendo a maioria no terceiro ano ou mais.
A caixa-ninho é criada em várias árvores coníferas e decíduas no final do inverno e na primavera. No norte da área de distribuição, predominam as coníferas como o abeto Douglas , a cicuta ou o abeto roxo , no sul há árvores mais caducifólias, como carvalhos e olmosou plátanos (especialmente Platanus occidentalis ) em primeiro plano.
Normalmente, uma ninhada completa consiste em quatro (1-6) ovos brancos puros com tamanho médio de 33 × 24 milímetros.
A postura começa nas populações mais ao sul já no início de março, nas áreas de reprodução do norte ou mais altas em abril e início de maio. Há pouca informação sobre o período de incubação, sugerindo um intervalo entre 15 e 18 dias.
Alimentação do pica-pau-de-penacho-vermelho
Os pica-pau-de-penacho-vermelho se alimentam principalmente de formigas florestais, especialmente formigas carpinteira, outros insetos, como moscas, piolhos ou lagartas, desempenham apenas um papel menor
Canto do pica-pau-de-penacho-vermelho
O pica-pau-de-penacho-vermelho é uma espécie de pica-pau acusticamente muito conspícua. Ele tem um grande número de chamadas e sequências de chamadas diferentes, que são individualmente bastante diferentes e difíceis de transcrever.
A mais característica é a seqüência de chamadas frequentemente parafraseadas com Kiieh … kiii … kiih . Começa com alguns elementos individuais separados e mais longos e aumenta mais rápido e mais alto para um staccato estridente e alto.
A estrofe consiste em até vinte chamadas individuais e é sexualmente e territorialmente motivada. Wuuk – ou Chuuk também são comuns- ouvir gritos.
Os tambores do pica-pau de capacete são relativamente lentos, de modo que os golpes individuais são claramente perceptíveis; os rolos, executados em intervalos relativamente longos, podem ser ouvidos especialmente no final do inverno e início da primavera.