Pica-pau-de-testa-branca (Melanerpes cactorum) é uma especie de ave da família dos Picidae que pertence ao gênero dos Melanerpes.
É encontrada principalmente na Bolívia , Paraguai e Argentina . Os seus habitats naturais são: florestas secas tropicais ou subtropicais, matagal seco tropical ou subtropical e matagal subtropical ou tropical de alta altitude.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pica-pau-de-testa-branca
O pica-pau-de-testa-branca adulto tem cerca de 17 cm de comprimento. Os sexos são semelhantes na aparência, exceto por uma pequena mancha vermelha, nem sempre visível, na coroa dos machos.
A coroa, a nuca e as partes superiores são pretas brilhantes, exceto por uma fina linha branca que vai de uma mancha branca na nuca até o centro das costas. Uma máscara preta envolve o olho e se estende até o manto.
A parte superior das asas é preto-azulada, fortemente barrada de branco, e a parte inferior é mais marrom. A parte superior da cauda é preta com manchas brancas e a parte inferior é mais marrom. A coroa e as bochechas são brancas, e o queixo e a garganta são brancos, amarelos ou amarelos.
O peito e a barriga são alguns tons de cinza, com listras indistintas nos flancos e na parte inferior da barriga. a írisé castanho-avermelhado, o bico preto-acinzentado e as pernas cinzentas.
Os juvenis são semelhantes aos adultos, mas geralmente são de um preto mais opaco, as partes inferiores são mais fortemente barradas e ambos os sexos têm traços de vermelho ou laranja no meio da coroa.
Habitat do pica-pau-de-testa-branca
Seu habitat típico é o chaco , a savana e o semi-deserto com árvores esparsas, arbustos e cactos. Ocorre também em palmeirais, mata ciliar e terrenos agrícolas com árvores esparsas. Vive em altitudes de até 2.500 m. É uma espécie não migratória e sedentária.
Distribuição geográfica
O pica-pau-de-testa-branca é nativo da América do Sul central. Sua distribuição inclui o sudeste do Peru, Bolívia, Uruguai, norte da Argentina, Paraguai e sudeste do Brasil.
Reprodução do pica-pau-de-testa-branca
A época de reprodução se estende de setembro a dezembro, as tocas são feitas em árvores, palmeiras e cactos. Mais informações sobre a biologia reprodutiva aparentemente não estão disponíveis até o momento.
Alimentação do pica-pau-de-testa-branca
O do pica-pau-de-testa-branca alimenta-se principalmente em troncos e galhos. Esses pica-paus comem principalmente formigas e outros insetos, além de frutas e sementes.
Canto do pica-pau-de-testa-branca
Até agora, chamadas altas como “wiii-wiiip, wii-biip” são conhecidas , uma variante mais rápida dessas chamadas é usada no namoro. A espécie tamborila perto da toca no início da estação reprodutiva, os rufar dos tambores são curtos e macios.