Pica-pau-do-mato-virgem: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Pica-pau-do-mato-virgem ( Melanerpes flavifrons )é uma espécie de ave da família Picidae que pertence ao gênero dos melanerpes.
Pode ser encontrada no extremo nordeste da Argentina, no Brasil e no Paraguai. Seus habitats naturais são tropicais húmidos, florestas subtropicais de várzea e florestas degradadas.
De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza, a situação da espécie é pouco preocupante.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pica-pau-do-mato-virgem
O pica-pau-do-mato-virgem de ouro são pica-paus muito pequenos com um bico longo em forma de cinzel que é bastante largo na base. A crista do bico é apenas ligeiramente dobrada para baixo.
O comprimento do corpo é de cerca de 17 cm, peso 49–64 g; eles são apenas ligeiramente maiores do que um pica-pau menor , mas significativamente mais pesados.
Como a maioria das espécies de pica-pau, a espécie apresenta um claro dimorfismo sexual em termos de coloração , sendo as fêmeas também ligeiramente menores e com bicos mais curtos que os machos.
Em ambos os sexos, a parte superior do dorso tem traços brancos arrojados sobre um fundo preto azulado, o resto do dorso, a garupa e as coberturas superiores da cauda são brancas com algumas manchas pretas, e as coberturas superiores da cauda também têm linhas de eixo pretas .
As coberturas das asas superiores são de um preto azulado brilhante uniforme, a superfície superior dos pinhões é preto marrom com um brilho azulado nas bordas externas.
Habitat do pica-pau-do-mato-virgem
O Pica-pau-do-mato-virgem habita florestas úmidas, mas também a vegetação que as substitui, como plantações de cana-de-açúcar, palmeirais e pomares. Os animais ocorrem desde as terras baixas até 1800 m de altitude.
Distribuição geográfica
O alcance do Pica-pau-do-mato-virgema dourada cobre uma área relativamente grande no centro-leste da América do Sul .
Estende-se ao sul através dos estados brasileiros da Bahia , Goiás , Minas Gerais , Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul até o leste do Paraguai e o estado de Misiones , no nordeste da Argentina . O tamanho da área total de distribuição é estimado em 1,56 milhões de km².
Reprodução do pica-pau-do-mato-virgem
A época de reprodução se estende ao longo da maior parte do intervalo de janeiro a abril. Os buracos dos ninhos são construídos em árvores.
Aparentemente, os animais costumam se reproduzir em grupos, até três machos e duas fêmeas foram observados alimentando os filhotes em uma caverna. Após a emplumação, os filhotes continuam a dormir na cavidade da ninhada.
Alimentação do pica-pau-do-mato-virgem
A comida é até agora pouco conhecida, aparentemente consiste principalmente em frutas, bagas e sementes, estas últimas também armazenadas em depósitos.
Canto do pica-pau-do-mato-virgem
A espécie gosta muito de chamados, os animais costumam emitir um “kikikiki” , os chamados de vôo soam como “benedito” . Quando os membros da mesma espécie se encontram, eles gritam “chlit” seguidos . Os animais tamborilam e usam principalmente árvores de grande porte.