Pica-pau-imperial ( Campephilus imperialis ) é uma especie de ave da família dos Picídeos que pertence ao gênero dos Campéfilo.
O pica-pau-imperador está atualmente listado como espécie criticamente ameaçada (“possivelmente extinta”) na Lista Vermelha da IUCN , o que significa que, além de estar criticamente ameaçado, na verdade não há evidências conclusivas de que a ave ainda esteja viva.
O último registro confiável foi em 1956, quando foram feitas observações no estado de Durango .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pica-pau-imperial
A altura do pica-pau-imperial varia entre 51 e 56 cm, embora tenham sido encontrados exemplares de até 60 cm. Isso o torna o maior pica-pau do mundo.
Os juvenis apresentam cores opacas e marrons; Já na idade adulta sua aparência é bastante marcante: machos e fêmeas carregam na cabeça uma pluma, que no macho era vermelha e empurrada para trás e nas fêmeas é branca e para frente.
O macho também apresenta manchas vermelhas no peito e listras brancas nas laterais. Ambos os sexos têm tronco e costas pretos e bico branco. Sua cauda possui penas retas e curtas.
Sua dieta era baseada principalmente em vermes e larvas, que podiam ser encontradas sob a casca das árvores ou no solo durante todo o ano.
A descrição anterior relembra a caracterização mais popular feita desta espécie marcante: o “ Woody Bird ” , série animada da televisão norte-americana; popularidade que, no entanto, não contribuiu para salvar esta bela ave.
Habitat do pica-pau-imperial
O pica-pau-imperial habita florestas de pinheiros/carvalhos a uma altitude entre 1700 e 3100 m acima do nível do mar.
Distribuição geográfica
O pica-pau imperial foi distribuído nas terras altas do noroeste do México , desde o oeste de Sonora e Chihuahua até o sul até Jalisco e Michoacan.
Reprodução do pica-pau-imperial
A reprodução foi registrada entre fevereiro e junho, e provavelmente de um a quatro ovos são postos.
Um casal acasalado requer uma área muito grande de floresta madura intocada para sobreviver, aproximadamente 26 km.
Alimentação do pica-pau-imperial
Alimenta-se principalmente de larvas de insetos nos troncos de pinheiros velhos e mortos .
Canto do pica-pau-imperial
O canto do pica-pau-imperial é supostamente semelhante a uma trombeta de brinquedo.