Pica-pau-louro: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Pica-pau-louro (Celeus lugubris) é uma especie de ave da família Picidae que pertence ao gênero dos Celeus.
A IUCN avaliou o pica-pau de crista pálida como sendo de menor preocupação. Tem uma grande variedade, mas seu tamanho populacional não é conhecido e acredita-se que esteja diminuindo. Nenhuma ameaça imediata foi identificada.
É considerado “bastante comum em grande parte da área” e ocorre em várias áreas protegidas. No entanto, “a pesquisa necessária para averiguar mais sobre sua ecologia e comportamento reprodutivo”.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pica-pau-louro
O pica-pau-louro tem cerca de 23 a 24 cm de comprimento. A subespécie nominal C. l. lugubris pesa 115 a 130 g e C. l. kerri pesa 112 a 157 g. Os machos de ambas as subespécies têm uma ampla área malar vermelha brilhante e bochecha (e às vezes ao redor do olho); as fêmeas são barradas ou escamosas marrons lá.
Na subespécie nomeada, os adultos de ambos os sexos têm uma cabeça loira a amarelada, incluindo a longa crista pontiaguda, queixo e garganta.
Eles têm partes superiores pretas avermelhadas profundas com uma parte inferior das costas, garupa e coberteiras superiores de loiro a creme.
Suas costas têm barras estreitas de canela a canela pálida; sua garupa às vezes tem um tom de canela, e os abrigos de cauda superior mais longos são ruivos com barras pretas perto do final.
Suas penas de vôo são marrom-escuras com barras ruivas na base. As penas da cauda são pretas com algumas manchas ruivas e pretas no par mais externo.
Habitat do pica-pau-louro
A espécie habita as paisagens um tanto abertas de floresta semidecídua , bosques de cerrado e bosques secos do Chaco ; muitas vezes é encontrado com as palmas das mãos.
Distribuição geográfica
O pica-pau-louro é encontrada no centro e leste da Bolívia e na parte oeste do estado do Mato Grosso no Brasil, é encontrado na maior parte do Paraguai, no sul do Mato Grosso e no estado do Mato Grosso do Sul , e no nordeste da Argentina.
Reprodução do pica-pau-louro
A época de reprodução do pica-pau-de-crista-clara ocorre principalmente de setembro a novembro, mas talvez um pouco mais tarde no sul.
Ele escava uma cavidade de ninho em uma árvore ou formiga arbórea ou ninho de cupim, normalmente de 4 a 10 m acima do solo. Nada mais se sabe sobre sua biologia reprodutiva.
Alimentação do pica-pau-louro
O principal alimento do pica-pau-louro são as formigas; adultos, larvas e pupas são retirados.
Canto do pica-pau-louro
O que se acredita ser o canto do pica-pau-louro é “um ‘twee-twee-tee-tee-tee’ muito alto, lento e canelado”. Tamborila, mas fracamente.