Pica-pau-preto: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Pica-pau-preto ( Dryocopus martius ) é um representante do gênero Dryocopus dentro da subfamília dos pica-paus reais .
No verão, o pica-pau preto alimenta-se principalmente de formigas xilófagas , cujos ninhos expõe em grandes áreas, mesmo em troncos maiores; formigueiros também são explorados no inverno.
É um importante fornecedor de cavernas para inúmeras espécies de animais que dependem de cavidades de árvores maiores. Na Europa Central, as cavidades de reprodução são criadas principalmente em faias vermelhas mais velhas, grossas e de caule alto .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Devido à reestruturação florestal, o pica-pau preto foi capaz de expandir sua área de reprodução na Europa para o oeste e norte ao longo do século XX.
Na Europa Ocidental, essa expansão de área continua. Na Europa Central, é uma ave reprodutora difundida e regionalmente comum que habita até florestas fragmentadas e de pequena escala.
Características do pica-pau-preto
O pica-pau preto é quase inconfundível por causa de seu tamanho e de sua plumagem, que é uniformemente preta, exceto pelas manchas vermelhas na coroa. Atinge quase o tamanho de uma torre , mas é mais esguio e significativamente mais longo do que o último.
Além do crânio, o pica-pau aparece uniformemente preto. Visto de perto com boa luz, pequenas diferenças no sombreamento são perceptíveis. A parte superior é mais escura e brilhante, a plumagem pode brilhar azulada.
A parte inferior é um pouco fosca, geralmente um pouco mais clara, com um leve tom cinza escuro ou marrom-escuro. A plumagem gasta é de uma cor de carvão opaca e uniforme.
Muitas vezes, as primáriasligeiramente mais claro e um pouco mais castanho do que o resto da plumagem superior. No caso do pica-pau sentado, é notável a longa cauda preta de suporte, sem marcas, claramente dividida em duas.
O bico é largo na base do bico e tem cerca de 5 a 6 cm de comprimento e é branco acinzentado com uma ponta cinza escura distinta. A íris dos pica-paus adultos parece branca à distância, mas é creme claro de perto.
Os dedos são cinza claro, as longas garras um pouco mais escuras. Como na maioria das espécies de pica-pau de quatro dedos, o arranjo dos dedos é zigodáctilo .
Portanto, há dois dedos apontando para frente e dois apontando para trás, com o terceiro dedo apontando para frente sendo mais longo que o quarto dedo apontando para trás.
Em média, as fêmeas são ligeiramente menores e mais leves que os machos, mas essa diferença não pode ser avaliada em ornitologia de campo.
A única característica distintiva clara é a marcação vermelha da coroa, que começa no macho adulto acima da base do bico e – afinando – se estende quase até a nuca, enquanto na fêmea cobre apenas a nuca até a base da nuca .
Habitat do pica-pau-preto
Os habitats ideais da espécie são provavelmente florestas de faias submontanas a montanas , intercaladas principalmente com abetos e abetos ; aí e nas florestas mistas de carvalhos e pinheiros , o pica-pau-preto atinge as suas maiores densidades de povoamento.
No entanto, os pica-paus pretos ocorrem em densidades mais baixas em quase todos os tipos de floresta, desde que haja uma certa proporção de madeira de coníferas, árvores soltas, de casca lisa e eretas, especialmente faias, que permitem a construção de ninhos e cavidades para dormir, e há um suprimento suficiente de comida.
Reprodução do pica-pau-preto
Os pica-paus pretos se reproduzem uma vez por ano; a principal época de reprodução na Europa Central é em abril. O início da postura pode ser significativamente atrasado devido ao assédio no local de nidificação, de modo que as ninhadas completas ainda podem ser encontradas no início de junho.
Uma ninhada completa consiste em quatro (2 a 6) ovos ogivais, lustrosos e brancos como porcelana, com média de 35 × 26 milímetros e peso médio de 13 gramas.Considerando o tamanho do pica-pau, os ovos são surpreendentemente pequenos e leves.
O período médio de incubação é de 13 dias; ambos os pais incubam, à noite, como acontece com quase todos os pica-paus, o macho senta nos ovos.
Durante os primeiros oito dias, os filhotes estão constantemente aninhados e alimentados em intervalos relativamente curtos com um alimento amassado consistindo principalmente de formigas e larvas de formigas.
Alimentação do pica-pau-preto
Os pica-paus pretos se alimentam principalmente de insetos, principalmente formigas. A parcela de alimentos vegetais é insignificante, mas ocasionalmente frutas e bagas, bem como sementes de coníferas, são ingeridas.
Canto do pica-pau-preto
O pica-pau-preto tem um repertório vocal distinto e facilmente reconhecível e pode ser ouvido durante todo o ano. Fora do período reprodutivo e do período em que cuida dos filhotes, o pica-pau-preto utiliza principalmente o canto de voo e o canto de localização.
Ambos podem transportar por milhas em condições climáticas favoráveis. Durante o vôo, o pica-pau preto emite regularmente um kruu kruu kruu alto e de alta frequência . A chamada de localização é um kli-èèèhh melancólico e prolongado.
Isso é usado apenas em repouso e serve principalmente para tornar sua presença conhecida pelos coespecíficos. Quando perturbado, também é usado como chamada de alarme e repetido em intervalos de alguns segundos.