Pica-pau-rei: características, reprodução, alimentação, canto e habitat
O pica-pau-rei (Campephilus robustus) é um pica pau florestal da ordem dos Piciformes, da família Picidae, conhecido como pica-pau-de-cabeça-vermelha, pica-pau-galo, pica-pau-grande, pica-pau-soldado e pinica-pau.
Além disso, ele pode ser considerado o maior pica-pau do Brasil, destaca-se por sua robustez e beleza, com cabeça e pescoço vermelhos e peito barrado de branco e preto.
Contudo Pode ser encontrado de Goiás, Minas Gerais e Bahia até o Rio Grande do Sul.
O pica-pau-rei é florestal, encontrado no Paraguai, Argentina e Brasil, do estado de Goiás e Bahia até o Rio Grande do Sul, sendo o maior pica-pau brasileiro.
No entanto, essa ave mede cerca de 36 cm de comprimento, cabeça e pescoço vermelhos, asas e cauda negras e partes inferiores barradas.
Características do pica-pau-rei
O pica-pau-rei é uma ave considerado o maior pica-pau do Brasil, medindo cerca de 36 centímetros de comprimento, com peso médio de 200 gramas.
Contuso, de rara beleza, o pica-pau-rei possui a cabeça e o pescoço vermelhos, dorso creme, asas e cauda negras.
Com relação ao peito e o ventre são brancos, inteiramente barrados de finas faixas horizontais negras.
O macho da espécie tem uma pequena mancha auricular preta e branca, enquanto a fêmea possui uma grande estria malar branca, vilada de negro.
Assim como as outras espécies de pica-pau. C. robustus tem um canto territorial, vários tipos de cantos e uma música instrumental, o pandeiro.
É realizado por repetidos impactos do bico na superfície de toras secas ou ocas, substrato escolhido para oferecer boa expansão sonora e alcance sonoro.
Reprodução do pica-pau-rei
Na época de reprodução o pica-pau-rei utiliza troncos de diferentes camadas de vegetação de ambientes florestais, cujas cavidades servem como locais de nidificação, poleiros e abrigo.
A reprodução ocorre os meses de outubro e novembro e o casal trabalha a cavidade em que nidifica com grande dedicação e, em muitos casos, faz um a cada época de reprodução.
Além disso, eles sempre procuram principalmente árvores mortas, senis ou árvores que resistiram ao fogo ou cujo núcleo foi enfraquecido por fungos.
Eles preferem se enterrar na parede inclinada em direção ao solo, o que facilita a proteção contra as defesas de entrada.
Alimentação
O pica-pau-rei é insetívoro, forrageando em árvores infestadas com uma grande variedade de insetos e larvas.
Eles batem no tronco com força, perfuram a casca e capturam presas com suas línguas pegajosas e afiadas.
A língua móvel também é adequada para lamber sucos de frutas macias.
Assim, embora os pica-paus sejam úteis ao homem para controlar insetos e larvas prejudiciais à madeira, eles podem causar alguns danos nos pomares.
Habitat
Habita matas de montanha e capoeiras, mata de araucárias, às vezes pode entrar em áreas abertas com árvores, para marcação de território ou para comunicação entre machos e fêmeas, usa vocalização e até certo ponto também batuque.
Outro tipo de batida repetitiva é o cinzelamento, que é usado para forragear ou construir buracos de ninho.
Canto do pica-pau-rei
Fotos do pica-pau-rei
Distribuição geográfica
Esta espécie de pica-pau pode ser encontrado de Goiás, Minas Gerais e Bahia até o Rio Grande do Sul.