Pica-pau ruivo ( Micropternus brachyurus ) é uma especie de ave da família dos Picidae que pertence ao gênero dos Micropternus.
Este pica-pau bastante pequeno e predominantemente marrom-avermelhado a marrom-escuro habita grandes partes do sul e sudeste da Ásia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie habita áreas de floresta mais aberta na selva, mata secundária, bordas de matas, arbustos e bambus , mas também plantações , palmeirais e jardins.
Características do pica-pau ruivo
O Pica-pau ruivo tem cerca de 25 cm de comprimento, em geral marrom-escuro com faixas escuras nas penas da asa e da cauda, dando-lhe uma aparência de listras pretas.
A cabeça parece mais pálida e as partes inferiores são de um tom mais escuro. O bico é curto e preto com uma ligeira curvatura do cúlmen. Nas narinas, o bico é estreito.
A cauda é curta e ruiva com barras pretas estreitas, mas na subespécie badiosus a cauda é escura com barras ruivas estreitas. As margens das penas são pálidas em squamigularis e annamensis.
Penas no pescoço, orelhas e lore não são marcadas. Os machos têm penas com pontas vermelhas sob os olhos, entre as coberturas dos olhos e das orelhas e na região malar, às vezes formando uma mancha.
As fêmeas e os jovens não têm as pontas das penas vermelhas. Uma crista fraca, mas erétil, está presente. Os juvenis aparecem listrados na garganta, mas algumas subespécies também apresentam penas listradas na garganta.
No campo, as aves podem parecer sujas e cheirar a secreções de formigas ( as formigas Crematogaster são as únicas a ter uma ponta espatulada no ferrão que é usada apenas para borrifar fluido para frente em intrusos de um gáster elevado ) devido ao seu forrageamento ou nidificação Atividades.
Habitat do pica-pau ruivo
Os Pica-pau ruivo habitam áreas de floresta mais aberta na selva, mata secundária, bordas de floresta, arbustos e bambus , mas também plantações , palmeirais e jardins.
Os animais ocorrem desde as planícies até as colinas e montanhas; até 610 m no Sri Lanka, até 1530 m no Nepal, até 920 m no sudeste da Ásia continental e até 1740 m em Bornéu.
Reprodução do pica-pau ruivo
A estação reprodutiva se estende de fevereiro a junho no Sri Lanka e no sul da Índia; no Nepal, Sikkim e Myanmar de abril a junho, na Tailândia e Malásia de janeiro a abril e em Java de abril a setembro.
A ninhada geralmente consiste de dois a três, no máximo até 7 ovos, o tamanho da ninhada aumenta de sul para norte dentro da área de distribuição.
Os ovos são translúcidos e muitas vezes ficam manchados à medida que a estação reprodutiva avança. Ambos os sexos incubam, o período de incubação é de 12 a 14 dias. Os filhotes são alimentados com comida regurgitada por ambos os pais.
Alimentação do pica-pau ruivo
O principal alimento do pica-pau ruivo são as formigas. Além disso, cupins e outros insetos são ingeridos, bem como, ocasionalmente, frutas, néctar e seiva de árvores.
Estado de conservação do pica-pau ruivo
Não há informações sobre o tamanho do estoque. A espécie é considerada menos comum em grande parte de sua grande área de distribuição e apenas localmente mais comum, a população aparentemente está diminuindo.
O pica-pau de pescoço vermelho é classificado como de menor preocupação pela IUCN .