Pica-pau-tridáctilo: características, habitat, reprodução , alimentação e canto
Pica-pau-tridáctilo ( Picoides tridactylus ) é uma especie de pica-pau que pertence ao gênero dos picoides.
O pica-pau-de-três-dedos é ligeiramente menor do que um pica-pau-pintado-grande e é facilmente identificável devido à ausência de vermelho na plumagem.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Habita antigas florestas de coníferas ricas em madeira morta, nas quais se alimenta principalmente de larvas de besouros que vivem na madeira.
No centro e sudeste da Europa, sua ocorrência é limitada a locais montanhosos e subalpinos . Não parece ser comum em nenhum lugar em seu alcance, mas é considerado de menor preocupação pela IUCN.
Características do pica-pau-tridáctilo
A plumagem do pica-pau-tridáctilo, que tem pouco menos do que o pica-pau malhado (comprimento do corpo de 20 a 22 centímetros), não apresenta tons de vermelho ou rosa.
Apesar da distribuição muito diferente da plumagem preta e branca entre as raças, os pica-paus de três dedos parecem bastante escuros. Característica são as bochechas escuras e a barba clara e amarelada e a faixa branca sobre os olhos.
A faixa overeye corre em forma de V até a nuca, onde flui para o branco a branco malhado nas subespécies boreais mais claras e termina na parte superior preta das costas em alguns do leste asiático e na subespécie nativa alpinus .
A plumagem da barriga é barrada em preto e branco na maioria das subespécies, mas em algumas subespécies do leste asiático também são escuras, quase sem marcas.
As coberturas das asas são pretas, sem marcas brancas nos ombros, as primárias têm faixas pretas e brancas, assim como as penas externas do controle. A coroa amarela a amarelo-alaranjada do macho nem sempre é claramente visível.
A coroa da fêmea marcada um pouco mais opaca é cinza-escura e parece um pouco fosca. Os sexos não diferem em tamanho. No geral, as espécies podem ser bem identificadas a partir da ornitologia de campo.
A mancha escura na bochecha e a falta de marcações vermelhas e brancas nos ombros são as melhores características distintivas.
Habitat do pica-pau-tridáctilo
O ppica-pau-tridáctilo está distribuído por toda a floresta boreal paleártica . Habita todo o cinturão de floresta de coníferas do norte do nordeste da Polônia, dos Estados Bálticos e da Escandinávia central a leste de Kamchatka , Sakhalin e Hokkaidō .
Isolados da área de distribuição fechada, há ocorrências no oeste da China, especialmente em Tianshan , e em algumas áreas montanhosas da Europa.
Reprodução do pica-pau-tridáctilo
Os pica-pau-tridáctilo tornam-se sexualmente maduros no final do primeiro ano de vida; eles se envolvem em um casamento monogâmico na estação reprodutiva.
O apego ao parceiro parece ser bastante forte fora da época de reprodução, independentemente da disponibilidade de um parceiro alternativo. Reacasalamentos ao longo de vários anos foram observados.
Nesses casos, uma coesão frouxa não desaparece completamente, mesmo durante os meses de inverno. O namoro e a fundação de territórios podem começar já no meio do inverno e terminar entre o início de abril e o final de maio, dependendo da altitude e do clima.
No geral, os pica-paus de três dedos também não são particularmente visíveis (além de tambores longos e sustentados) durante esse período.
Todos os anos, os pica-pau-tridáctilo dedos cavam novos buracos de nidificação, que o macho cava sozinho em coníferas mortas ou moribundas, principalmente abetos.
Alimentação do pica-pau-tridáctilo
Alimenta principalmente de insetos, Larvas, pupas e adultos imaturos de besouros de casca , gorgulhos , besouros de joia , besouros longhorn , bem como vespas de madeira e brocas de salgueiro.
Canto do pica-pau-tridáctilo
O pica-pau-tridáctilo é muito menos comum do que o pica-pau malhado. No geral, as vocalizações (além da percussão) também são mais silenciosas e abafadas do que nesta.
A chamada mais comum é um Güg ou Gügg abafado, parecido com um pica-pau , às vezes mais difícil Kük . Ao repreender (mais devagar do que com o grande pica-pau malhado), vários elementos geralmente são amarrados juntos em uma série de tons ligeiramente descendentes.
Além disso, a espécie possui várias vocalizações vibrantes e cacarejantes. A percussão praticada por ambos os sexos difere bastante da do pica-pau-pintado-grande, mas é muito semelhante à do pica-pau-de-dorso-branco.
As vértebras individuais são muito longas (em média cerca de 1,3 segundos para 20 batimentos), com a frequência dos últimos 5 batimentos sendo significativamente acelerada.