Pica-pau-verde: características, reprodução, alimentação, canto e habitat
O pica-pau-verde (Picus viridis) é uma ave que pertence a família Picidae, conhecido peto-verde ou pica-pau verde europeu.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, ele é o maior dos três pica-paus que ocorrem em Portugal, que se caracteriza pela plumagem verde e amarelada, com o barrete vermelho.
Características do pica-pau-verde
O pica-pau-verde possui uma coroa vermelha brilhante e um bigode preto, os machos têm um centro vermelho na faixa do bigode, ausente nas fêmeas.
Esta é uma espécie residente em grande parte da Europa e no Paleártico ocidental, mas em Espanha e Portugal é substituído pelo semelhante pica-pau-verde-ibérico.
O pica-pau-verde passa grande parte do tempo se alimentando de formigas no chão e não costuma ‘bater’ nas árvores como outras espécies de pica-paus.
Embora sua plumagem verde e vermelha viva seja particularmente marcante, é uma ave tímida e é mais ouvida do que vista, chamando a atenção com seus altos cantos.
Reprodução do pica-pau-verde
O pica-pau-verde é uma ave que põe os ovos em um buraco, que pode ser escavado em madeira sólida ou podre, com um orifício de entrada de 60 mm × 75 mm.
A espécie tem uma única ninhada de quatro a seis ovos brancos, após a postura do último ovo, eles são incubados por 19 a 20 dias por ambos os pais.
Alimentação
Esta espécie de pica-pau se alimenta de formigas dos gêneros Lasius, embora outros insetos e pequenos répteis também sejam capturados ocasionalmente.
Habitat
O pica-pau-verde habita zonas florestais, nomeadamente pinhais, de preferência com algumas clareiras.
Fotos do pica-pau-verde
Canto do pica-pau-verde
O pica-pau-verde é uma ave tímida e cautelosa, porém geralmente ele vocaliza gritos altos, conhecidos como yaffling, que primeiro chamam a atenção.
O pica-pau-verde ‘bate’ raramente (um rolo suave e rápido), mas geralmente dá um kyü-kyü-kyück barulhento durante o vôo.
A vocalização é uma série alta de 10–18 sons ‘klü’ que ficam um pouco mais rápidos no final e caem ligeiramente no tom, e a fêmea faz um pü-pü-pü-pü-pü-pü-pü mais fino
Distribuição geografica
O pica-pau-verde pode ser encontrado em Portugal mais da metade da população esteja na França e na Alemanha, com números substanciais também no Reino Unido, Suécia, Rússia, Croácia, Romênia e Bulgária, também ocorre na Ásia Ocidental.