Picanço-barreteiro: características, reprodução, alimentação e habitat
O Picanço-barreteiro (Lanius senator) é uma ave que pertence a família Laniidae, e a sua área de reprodução do picanço-madeira é no sul da Europa, norte da África e Oriente Médio.
Além disso, a distribuição se estende de Portugal à Grécia, Turquia, Iraque e Irã, e na Península Arábica, incluindo Bahrein e Kuwait, e da Mauritânia e Saara Ocidental no norte da África até a Líbia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do picanço-barreteiro
O picanço-barreteiro possui um 17–19 cm de comprimento, ligeiramente maior do que um picanço-de-dorso-vermelho.
Além disso, o macho é uma ave impressionante com partes superiores pretas e brancas, coroa castanha e partes inferiores totalmente brancas.
A raça L.s. badius do Mediterrâneo ocidental não possui grandes manchas brancas nas asas, nas aves fêmeas e jovens, as partes superiores são marrons e brancas e vermiculadas, as partes inferiores são amareladas e também vermiculadas.
Reprodução do picanço-barreteiro
O ninho do picanço-barreteiro é construído pela fêmea e encontra-se nas árvores a grande altura, o ninho é decorado com flores e penas de outras aves.
Alimentação
A alimentação desta espécie é composta por insetos, tais como os gafanhotos, pequenas aves, como os pardais.
O picanço-barreteiro tem o hábito de espetar a caça em alguma coisa para comê-la, pois suas patas são curtas demais para alcançarem o bico.
Habitat
Esta espécie de picanço habita em diversas zonas abertas com arbustos e árvores dispersas, particularmente pomares maturo, onde pousa em poleiros proeminentes.
Fotos do picanço-barreteiro
Distribuição geografica
O picanço-barreteiro é encontrado em todos os países do Mediterrâneo, incluindo Portugal, habitando pomares soalheiros e secos, e terrenos de arbustos.