Picanço- cinzento: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
O picanço- cinzento (Lanius meridionalis) é uma ave do gênero Lanius que pertence a família dos Laniidae tambem conhecido como picanço-real.
A espécie de picanço bastante grande, cinza-branco-preto e de cauda longa é encontrada na Península Ibérica e na costa mediterrânea do sul da França e seu interior.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A espécie também permanece na área de reprodução durante os meses de inverno. O picanço-cinzento é principalmente um caçador de peles que se alimenta principalmente de grandes insetos e pequenos vertebrados .
Estudos feitos no final do século 20 revelaram uma clara distância genética entre os indivíduos da Europa Central , norte da Ásia e América do Norte e os da Espanha , Ilhas Canárias , África , Oriente Médio e Ásia Central .
Características do picanço- cinzento
O picanço-cinzento é um picanço típico do tamanho de uma estrela , de cor cinza, branco e preto, com uma cauda um tanto longa . Seu comprimento total (do bico à ponta da cauda) é de cerca de 24 centímetros.
O peso varia entre 48 e 93 gramas, dependendo da estação e do estado nutricional. Os machos adultos são os maiores e mais pesados, as fêmeas de um ano são as menores e mais leves.
No geral, no entanto, o dimorfismo sexual em termos de coloração permanece baixo e também é marginal em termos de peso e tamanho.
A cabeça, nuca, manto, dorso e garupa são cinza-chumbo, sendo a coroa e a nuca as mais escuras. A máscara facial preta típica do estrangulador vai da base do bico sobre os olhos até atrás das orelhas .
É limitada logo acima dos olhos por uma fina faixa branca sobre os olhos. As bochechas são brancas, a garganta cinza claro. Os ombros são brancos, as asas e as penas internas da cauda são pretas, as externas são brancas.
Habitat do picanço- cinzento
As áreas de reprodução do picanço-cinzento situam-se maioritariamente na Península Ibérica; a espécie também ocorre na costa mediterrânea da França e em seu interior nordeste até pouco antes de Antibes , no interior até o Parque Natural Regional Monts d’Ardèche central .
O extremo sul da Espanha não é habitado, nem uma faixa de largura variável na costa atlântica do norte , desde a Galiza , no oeste, até o País Basco , no leste, bem como as regiões das províncias de Navarra , Aragão e Catalunha .
Nos Pirinéus . NoNa costa atlântica portuguesa , a espécie está ausente numa faixa de largura variável, por exemplo desde Lisboa a norte até ao Porto .
As áreas de reprodução do picanço-cinzento situam-se maioritariamente na Península Ibérica; a espécie também ocorre na costa mediterrânea da França e em seu interior nordeste até pouco antes de Antibes , no interior até o Parque Natural Regional Monts d’Ardèche central .
Reprodução do picanço- cinzento
O namoro e o acasalamento começam no sul da Espanha já no final de janeiro e, posteriormente, no norte. Embreagens frescas podem ser encontradas na Espanha entre março e junho.
No sul da França, o pico do período de postura ocorre entre o início de abril e o início de maio.
Ambos os adultos constroem o ninho; é uma tigela bastante desordenada de grama, galhos e também partes verdes de plantas, muitas vezes camufladas do lado de fora com folhas de Echium plantagineum e outras plantas verdes.
Cresce relativamente baixo (altura média na Espanha 1,1 metros) em vários arbustos e árvores, mas prefere arbustos densos e espinhosos, especialmente amoras .
As distâncias dos ninhos são geralmente muito grandes; Panov documenta distâncias entre 710 e 938 metros , Moreno-Rueda et al. (2016) encontraram uma média de 1,67 quilômetros.
Alimentação do picanço- cinzento
O picanço- cinzento alimenta-se de insetos são grilos , grilos toupeira , gafanhotos e besouros de esterco . Hymenoptera , especialmente grandes abelhas.
Canto do picanço- cinzento
O canto bastante calmo consiste em uma fileira de gritos e rosnados grasnados, assobios muito finos e duradouros e frases curtas, melódicas e vibrantes que são apresentadas de maneira tagarela e tagarela.
Elementos de canto de outras aves canoras são ocasionalmente intercalados neste repertório extremamente diversificado.
Em situações ameaçadoras, pode-se ouvir um guincho alto, estridente e repetido, no qual alguns autores reconhecem componentes sonoros de miados. Escudeiros e bater de asas também podem ser ouvidos.