A picaparra (Heliornis fulica) uma ave aquática que pertence á família Heliornithidae, também conhecida como cachorrinho-do-rio, patinha-do-igapó, patinha-d’água, ipequi ou pássaro-cantil.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é da ordem Gruiformes, onde ocorre no continente americano, chegando a medir até 30 centímetros de comprimento.
A família do picaparra contém apenas duas outras espécies: o pés-de-barbatanas e finfoot africano, encontrada na região afro-tropical da África Ocidental subsaariana e da Bacia do Congo através dos Grandes Lagos Africanos até o Sudeste da África.
Características da picaparra
A picaparra é uma ave que mede entre 23 e 33 centímetros de comprimento e pesa entre 120 e 180 gramas, ele se destaca com uma grande listra superciliar branca contra o negro da cabeça e parte dorsal do pescoço, longo e fino.
Além disso, a garganta e restante do pescoço é branco, com uma listra negra lateral e as costas são pardas, com o ventre cinza amarelado.
Nos machos e juvenis, o bico é amarelado com borda superior preta, nas fêmeas é avermelhado.
A fêmea adulta distingue-se dos machos e juvenis por apresentar a bochecha castanho-alaranjada, cor que se acentua durante a época reprodutiva, enquanto nos machos ou juvenis a bochecha é branca.
Reprodução do picaparra
A época de reprodução é de dezembro a março, durante esse tempo, as laterais da cabeça da fêmea ficam fortemente manchadas de canela (característica não muito perceptível no macho) e pálpebras vermelhas.
Durante esse tempo, o bico fica vermelho brilhante e após o aninhamento, a maioria dessas cores é perdida.
Eles vivem sozinhos durante a maior parte do ano, exceto durante a época de acasalamento. Silenciosamente, só nessa hora o macho emite o canto característico.
O ninho é feito de gravetos e folhas fica logo acima da água, entre 1 e 2 m, escondido na vegetação do cânion ou arbustos semi-submersos.
O casal se reveza na incubação, com o macho fazendo a maior parte do dia e a fêmea a maior parte da noite, e ambos também cuidam da prole, cabendo ao macho um papel mais importante.
Alimentação
A picaparra se alimenta de insetos aquáticos e suas larvas, besouros, formigas, aranhas, crustáceos, anfíbios, pequenos peixes e sementes.
Habitat
Esta é uma ave aquática que habita em rios e lagos tomados por vegetação palustre e capinzais alagados.
Hábitos
Esta espécie tem o habito de nadar próximo da vegetação das margens, logo refugiando-se sob os arbustos e galhos ao primeiro sinal de perigo.
Eles são muito rápidos quando nadam para longe e costumam manter o pescoço esticado e perto da água.
Eles dormem em chifres acima da água e emergem de lá quando perturbados, mesmo durante o dia, se se sentirem ameaçados, mergulham e desaparecem com muita facilidade.
Fotos da picaparra
Distribuição geográfica
A picaparra é encontrada do México até o Uruguai e em praticamente todo o Brasil, apesar de não ser observado com facilidade, devido a seus hábitos, ele também é comum em toda a planície pantaneira.