Picapauzinho-do-amazonas (Picumnus lafresnayi) é uma especie de ave da família dos Picidae que pertence ao gênero dos Picumnus.
A IUCN avaliou o picapauzinho-do-amazonas como sendo de menor preocupação. Tem uma grande variedade, mas seu tamanho populacional não é conhecido e acredita-se que esteja diminuindo.
Nenhuma ameaça imediata foi identificada. É considerado “[u]ncomum a bastante comum” no Equador e raro no Peru.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do picapauzinho-do-amazonas
O picapauzinho-do-amazonas tem 9 a 10 cm de comprimento e pesa 9 a 10, machos adultos tem um gorro castanho-oliva escuro com manchas vermelhas na testa e esbranquiçadas no resto e na nuca.
Seu rosto é amarelo acinzentado com estrias ou manchas marrons e uma faixa pálida atrás do olho. Suas partes superiores são verde escuro ou verde acastanhado com barras verde amareladas.
A parte superior da cauda é preta; o par de penas mais interno tem teias internas principalmente brancas e os três pares externos têm uma grande área branca perto da ponta. Seu queixo e garganta são branco-amarelados com marcas pretas estreitas.
Suas partes inferiores são de um branco amarelado pálido com largas barras pretas. As fêmeas adultas são idênticas, mas com manchas esbranquiçadas em toda a coroa.
Os juvenis são semelhantes aos adultos, mas mais opacos no geral, mais verdes na parte superior e menos uniformemente barrados na parte inferior.
Habitat do picapauzinho-do-amazonas
O picapauzinho-do-amazonas habita as bordas e clareiras da floresta madura úmida e também da floresta secundária . Em altitude, é encontrado principalmente até 1.400 m, mas ocorre ocasionalmente até 1.800 m no Equador.
Reprodução do picapauzinho-do-amazonas
O picapauzinho-do-amazonas aparentemente se reproduz entre julho e novembro. Poucos ninhos são conhecidos; um estava em um buraco a cerca de 3 m acima do solo em um arbusto e tinha dois ovos.
Ambos os sexos cuidam dos filhotes. O período de incubação e o tempo até a emplumação não são conhecidos.
Alimentação do picapauzinho-do-amazonas
O picapauzinho-do-amazonas coleta presas nos estratos inferior e médio da floresta. É conhecido por favorecer cupins e supõe-se que também se alimente de outros pequenos invertebrados.
Canto do picapauzinho-do-amazonas
O picapauzinho-do-amazonas não é altamente vocal, mas ocasionalmente faz um “tseeyt, tsit” agudo. A chamada também foi descrita como um “extr. high ‘see-see’.