Picoteiro-comum: características, reprodução, comportamento, alimentação e habitat
Picoteiro-comum (Bombycilla garrulus) é uma espécie de ave da família dos bombicilídeos, conhecido também como tagarela-europeia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Os picoteiros-comuns são marrom-rosados e cinza pálido com plumagem lisa distinta na qual muitas penas do corpo não são visíveis individualmente, uma faixa preta e branca nos olhos, uma crista, uma cauda quadrada e asas pontiagudas
Características do picoteiro-comum
O picoteiro-comum é uma ave que mede cerca de 19-23 cm de comprimento, 32-35 cm de envergadura e um peso de 55 g.
Além disso, as penas de voo são negras e as rémiges primárias têm marcas brancas e amarelas, enquanto as secundárias têm marcas vermelhas.
Reprodução do picoteiro-comum
O picoteiro-comum nidifica em locais com ricos suprimentos de frutas e se reproduzem no final do ano para aproveitar o amadurecimento do verão.
Além disso, eles podem começar a acasalar no inverno e isso inclui um ritual no qual os parceiros passam uma fruta ou um pequeno objeto não comestível para frente e para trás várias vezes até que alguém coma (se for uma fruta).
Para fazer os ninhos ambos os pássaros coletam materiais do ninho, mas a fêmea faz a maior parte da construção, geralmente em um galho horizontal ou em uma virilha bem longe do tronco da árvore, em qualquer altura.
O picoteiro-comum faz um ninho solto e volumoso de galhos, grama elíquen, que ela reveste com grama fina, musgo e agulhas de pinheiro e pode camuflar com pedaços pendurados de grama, flores, líquen e musgo.
Comportamento
A época de reprodução é principalmente de março a junho, os pássaros constroem grandes ninhos comunais de galhos nas copas das palmeiras.
Ocasionalmente, na ausência de palmeiras, podem ser utilizadas outras árvores ou mesmo postes telefônicos.
Toda a estrutura do ninho pode ter até 2 m de diâmetro e conter até 30 ninhos adjacentes com suas próprias câmaras e entradas separadas, as fêmeas depositam ninhadas de 2-4 ovos roxo-acinzentados densamente manchados.
Alimentação
A sua dieta principal são frutas, que comem desde o início do verão (morangos, amoras e amoras) até o final do verão e outono (framboesas, amoras, cerejas e bagas de madressilva) até o final do outono e inverno (zimbro, uvas, maçãs silvestres, bagas de freixo, roseira brava, bagas de cotoneaster), bagas de corniso e bagas de visco).
Eles coletam frutas de um poleiro ou ocasionalmente enquanto pairam. Na primavera, substituem a fruta por suco, brotos e flores.
Durante a época mais quente do ano, eles pegam muitos insetos por respiga ou no ar, e muitas vezes nidificam perto da água, onde os insetos voadores são abundantes.
Habitat
O habitat do picoteiro-comum são as florestas de coníferas, geralmente perto da água.
Fotos do picoteiro-comum