Pilrito-peitoral: características, reprodução, comportamento, habitat e alimentação
O pilrito-peitoral (Calidris melanotos) é uma espécie de ave que pertence a familia Scolopacidae, conhecido também como pilrito-de-colete ou maçarico-de-colete.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta é uma ave originária da Sibéria oriental e da América do Norte (Alasca e Canadá), é um pouco maior que os restantes membros do género Calidris.
Características do pilrito-peitoral
O pilrito-peitoral é uma ave que mede 21 cm de comprimento, com uma envergadura de 46 cm com dorso marrom-acinzentado, mais marrom no verão masculino e mais cinza no inverno.
Além disso, esta espécie de maçarico tem o peito cinza, bem demarcado na borda inferior, o que dá a essa espécie o nome em inglês, esta linha divisória clara é particularmente visível se as aves estiverem voltadas para o observador.
As pernas são amareladas e o bico é verde-oliva com a ponta mais escura, e os juvenis têm um padrão mais brilhante na parte superior, com coloração ruiva e listras brancas no manto.
Esta espécie difere do maçarico-de-rabo-afiado pelo padrão do peito, supercílio mais fraco e coroa mais acinzentada.
Reprodução do pilrito-peitoral
O ninho desta ave ninho é um buraco raspado no chão e com forro grosso, tem profundidade suficiente para proteger seus quatro ovos das brisas frescas de seus criadouros
Comportamento
O comportamento desta faz com que as fêmeas sejam bastante disputadas e se tornem seletivas, e que os machos migrem para lugares diferentes em busca de outras aves disponíveis.
Além disso, pouco se sabia sobre a movimentação da espécie, até que os pesquisadores do IMP decidiram usar telemetria de satélite para rastrear seus movimentos migratórios.
Habitat
O pilrito-peitoral é normalmente encontrado em habitats de água doce.
Alimentação
O pilrito-peitoral se alimenta de pequenos invertebrados.
Fotos do pilrito-peitoral
Distribuição geografica
O pilrito-peitoral é encontrado no nordeste da Ásia, Alasca ao Canadá central, América do Sul,na Austrália e na Nova Zelândia.