O pinguim-das-galápagos (Spheniscus mendiculus) é uma ave da ordem Sphenisciformes da família Spheniscidae esses pinguins apresentam aproximadamente 50 cm e pesam cerca de 2 quilos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave.
Além disso, o pinguim-das-galápagos é uma ave de pequeno porte nativo do Arquipélago de Galápagos.
Endêmico do norte de todos eles, esta espécie de pinguim vive perto do equador, assim, esta é a única espécie de pinguim encontrada no hemisfério norte.
Eles são monogâmicos e ficam com o mesmo parceiro por toda a vida, põe dois ovos que são incubados alternadamente por machos e fêmeas.
O ninho e os filhotes nunca são deixados sem vigilância, eles constroem seus ninhos em cavernas rochosas perto do mar.
Características do pinguim-das-galápagos
Seu pequeno tamanho é uma adaptação às altas temperaturas das Ilhas Galápagos, onde não precisa ser grande e gorduroso.
Sua cabeça é toda preta com uma linha branca da garganta até os olhos, este pinguim tem 50 centímetros de altura e pesa 2 quilos.
As suas asas medem 23 centímetros, seu corpo é preto e branco com nuances azuladas, o bico é curto e curvo na ponta.
Reprodução do pinguim-das-galápagos
O pinguim-das-galápagos põe dois ovos que são incubados alternadamente por machos e fêmeas.
O ninho e os filhotes nunca são deixados sem vigilância, eles constroem seus ninhos em cavernas rochosas perto do mar.
Alimentação
A alimentação do pinguim-das-galápagos é basicamente de peixes pequenos, e sua natação é muito ágil, contribuindo na caça de alimento.
É um pinguim ameaçado de extinção, sendo classificados como em perigo, visto que apresentam uma população com menos de 2 mil indivíduos.
Ameaças
A espécie é classificada como Vulnerável, com uma população inferior a 2.000 indivíduos.
Eles estão ameaçados pela poluição marinha, aprisionamento acidental em redes de pesca e mudanças climáticas globais que afetam seu habitat.
Além disso, as espécies introduzidas representam outras ameaças para as ilhas, tais como: B. Cães que transmitem doenças que podem se espalhar para pinguins e gatos que se tornaram predadores.
Comportamento e hábitos
Os pinguins estão confinados ao arquipélago, eles comem pequenos peixes de cardume, principalmente tainhas e sardinhas, e às vezes crustáceos.
Eles normalmente alcançam apenas alguns quilômetros de seus locais de reprodução, dependendo das correntes frias e ricas em nutrientes para lhes trazer comida.
Fotos do pinguim-das-galápagos
Distribuição geográfica
Endêmico do norte de todos eles, esta espécie de pinguim vive perto do equador. Assim, esta é a única espécie de pinguim encontrada no hemisfério norte.