Pinguim-de-olho-amarelo: características, reprodução, alimentação, habitat e preservação
O pinguim-de-olho-amarelo (Megadyptes antipodes) é uma espécie de pinguim encontrada no sul da Nova Zelândia, pertencente a família spheniscidae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave.
Além disso, esta espécie está presente na nota de cinco dólares neozelandeses e são considerados uma das espécies mais raras do mundo.
Atualmente, os pinguins de olhos amarelos estão criticamente ameaçados, pois suas populações diminuem drasticamente ao longo do tempo.
Isso é feito principalmente através do uso de redes de pesca próximas ao habitat desses animais, que acabam se afogando se forem pegos nessas redes.
Características do pinguim-de-olho-amarelo
O pinguim-de-olho-amarelo é um espécie de pinguim grande e chega a uma altura média de quase 80 cm de comprimento, podendo ter peso variado entre 5 kg e 8 kg nas fases de muda e anteriores a muda.
Além disso, a característica mais marcante desses pinguins é a beleza de sua face que é amarelada com partes negras e uma faixa amarela marcante e característica em volta da cabeça, partindo de seus olhos.
Com relação a íris, parte interna e colorida dos olhos, é amarela, sendo essa a característica que está ligada ao nome popular do Megadyptes antipodes.
A plumagem ao redor do pescoço desta espécie é marrom, além disso a frente da plumagem do corpo é branca e a parte de trás é preta, como é o padrão da maioria das espécies de pinguins existentes, uma característica relacionada à camuflagem dos pinguins. As patas desses animais são rosa.
Os pinguins de olhos amarelos jovens têm características diferentes dos adultos. A cabeça dos pinguins jovens é acinzentada e eles ainda não têm uma faixa amarela em volta da cabeça.
Outra característica que distingue os jovens dos adultos é que esses pinguins juvenis têm íris de olhos cinzas, não amarelas.
Outro fato interessante sobre os pinguins de olhos amarelos é sua longevidade, esta espécie de pinguim vive cerca de 20 a 23 anos.
Reprodução do pinguim-de-olho-amarelo
O pinguim-de-olho-amarelo faz os ninhos de gravetos e grama grossa, construídos sobre rochas ou troncos de árvores.
Além disso, a longa temporada de 28 semanas de reprodução começa em meados de agosto, quando os pares são formadas e os locais de nidificação selecionados.
Com relação, a fêmea põe dois ovos entre setembro e outubro e os ovos, medindo cerca de 75×54 mm, são inicialmente verdes e mudam para branco dentro de 24 horas após a postura.
Já o período de incubação, geralmente ocorrendo no início de novembro, é de 38-54 dias (média de 43 dias), e é compartilhado por ambos os pais.
Alimentação
Cerca de 90% da dieta de pinguins-de-olho-amarelo adultos consiste em peixes, o resto é complementado por cefalópodes, como a lula.
O pinguim-de-olho-amarelo caça presas em mergulhos profundos de 20 a 60 m da costa, cerca de 7 a 13 km da costa e se move em média cerca de 17 km do local do ninho.
Habitat
Esta espécie de pinguim habita em áreas costeiras insulares e florestas, mas a maior parte do tempo ficam próximos ao mar.
Preservação do pinguim-de-olho-amarelo
O status atual da espécie está ameaçado, com uma população estimada de 4.000 indivíduos.
É considerada uma das espécies de pinguim mais raras do mundo, as principais ameaças incluem a degradação do habitat e a introdução de predadores.
Curiosidade sobre o pinguim-de-olho-amarelo
Um ponto curioso dos pinguins-de-olho-amarelo é que eles estão estampados na nota de 5 dólares neozelandeses como homenagem ao animal típico e característico do local.
Fotos do pinguim-de-olho-amarelo
Distribuição geográfica
O pinguim-de-olho-amarelo é endêmica da Nova Zelândia, ocorrendo na costa sudeste da Ilha do Sul, no Estreito de Foveaux e nas ilhas Stewart/Rakiura, Auckland e Campbell.
Dessa forma ele expandiu seu território, inicialmente restrito às ilhas subantárticas, para as principais ilhas da Nova Zelândia após a extinção do pinguim-waitaha séculos atrás.