Pintarroxo-de-queixo-preto: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
O pintarroxo-de-queixo-preto ( Acanthis flammea) é uma ave fringilídea da família Fringillidae a mesma dos tentilhões, e a melhor forma de identificar estas aves é através da nota de voo tipo zumbido. Forma grandes bandos, particularmente entre as coníferas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie de pintarroxo reside nas florestas setentrionais e nos Alpes, é um visitante invernal nas restantes regiões da Europa central e de leste.
No entanto, o pintarroxo-de-queixo-preto esta ausente no sudeste e sudoeste da Europa, ele é semelhante aos restantes pintarroxos e ao lugre.
Características do pintarroxo-de-queixo-preto
O pintarroxo-de-queixo-preto tem um comprimento entre 11,5-13 cm, ele tem um comportamento ativo com voo ondulante, é uma ave sociável.
O adulto pode ser reconhecido pela coroa vermelha, parte superior marrom claro com manchas marrons, corpo marrom claro e manchas marrons, cauda de comprimento médio preta .
O pescoço tem um babador preto, o peito é manchado de rosa (machos no verão) a marrom claro (fêmeas e machos no inverno). O ventre é branco e o bico castanho claro, curto e atarracado.
As patas são pretas e de comprimento médio, tem um bico bastante fino usado para extrair pequenas sementes de árvores como bétulas.
Reprodução do pintarroxo-de-queixo-preto
O pintarroxo-de-queixo-preto constrói ninhos em forma de xícara em uma árvore, geralmente em grandes colônias, cada ninhada contém 4-5 ovos azuis claros com manchas vermelhas.
A incubação dura 10-13 dias, a espécie desova 1-2 vezes por ano, entre abril e junho.
Alimentação
Esta espécie se alimenta de sementes.
Habitat
O pintarroxo-de-queixo-preto habita charnecas, bosques, sebes e jardins.
Fotos do pintarroxo-de-queixo-preto
Canto do pintarroxo-de-queixo-preto
O canto do pintarroxo-de-queixo-preto é um trinado nasalado como zumbidos em voo, a finalidade do canto que os machos emitem em voo é a sedução das fêmeas.