Pintarroxo-escuro: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Pintarroxo-escuro ( Procarduelis nipalensis ) é uma especie de ave da família dos Fringillidae do gênero dos Procarduelis.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Habita o Himalaia desde o norte da Índia até o sul do Tibete e oeste da China . Devido a investigações genéticas moleculares de 2012.
Características do pintarroxo-escuro
O pintarroxo-escuro mede 15–16cm de comprimento, pesando 20–24g. São pequenas aves de aspecto maciço, com cabeça grande, bico cónico bastante fino, asas pontiagudas e cauda ligeiramente bifurcada: no conjunto, sobretudo os machos podem assemelhar-se a alguns estrildídeos africanos (como os amarantos dos géneros Hypargos e Lagonosticta ) .
O dicromatismo sexual é muito evidente: os machos, de fato, têm plumagem quase inteiramente vermelha escura (daí o nome comum de “carpodaco escuro”).
Com tendência a clarear tornando-se quase rosa profundo na garganta, testa, região auricular-superciliar e na barriga e na parte inferior, enquanto as asas e a cauda são mais escuras e quase pretas.
As fêmeas, por outro lado, são quase totalmente acinzentadas, com asas e cauda mais escuras e presença de tonalidades marrom-oliva no dorso. Em ambos os sexos, os olhos são castanhos, o bico é enegrecido e as pernas são de cor preta.
Habitat do pintarroxo-escuro
O habitat do pintarroxo-escuro é representado por pinhais e carvalhais de montanha e submontanha com abundante vegetação rasteira , bem como florestas com predominância de rododendros .
Distribuição geográfica
O pintarroxo-escuro do Nepal não é encontrado apenas no Nepal : esta espécie de fato coloniza boa parte das encostas meridionais do Himalaia.
Desde o noroeste da Índia (estados de Himachal Pradesh e Uttarakhand ) até a fronteira oriental entre a Índia ( Arunachal Pradesh ) e o Tibete , estendendo-se para leste nas províncias chinesas do sul de Gansu , oeste de Sichuan e noroeste de Yunnan.
Reprodução do pintarroxo-escuro
A reprodução dessas aves ainda não foi observada: os únicos dados disponíveis são as observações de espécimes apaixonados em junho e agosto .
No entanto, pensa-se que a reprodução do pintarroxo-escuro não difere significativamente, em termos de modalidade e tempo, de outras espécies semelhantes.
Alimentação do pintarroxo-escuro
Estas aves têm uma alimentação maioritariamente granívora , composta por sementes e grãos, mas também por outros alimentos de origem vegetal como bagas, rebentos, néctar de rododendros, rebentos, e ocasionalmente também por insectos e outros pequenos invertebrados .
Canto do pintarroxo-escuro
A chamada característica é um assobio lamentoso de duas sílabas. Além disso, um chilrear semelhante ao de um pardal e um cha-a-rrr podem ser ouvidos como uma chamada de alarme. O canto é um trinado monótono.